Leitura e interpretação de texto: como ajudar os filhos?

Ler ajuda a criança a desenvolver melhor sua capacidade crítica e intelectual, sua criatividade e, claro, a ter melhor desempenho. Saiba mais!
Aluna sentada no chão com um livro no colo sorrindo para a câmera

A leitura traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento emocional, criativo e escolar das crianças. E um dos principais benefícios em sala de aula está diretamente relacionado à melhora da interpretação de texto.

Ler permite viajar por universos diferentes, conhecer novas culturas e histórias, realizar descobertas e aprender de forma prazerosa os mais amplos formatos de texto: narrativos, dissertativos, descritivos, prosas, poesias e muito mais!

Crianças e adolescentes em fase escolar precisam aprender a arte da interpretação de texto logo cedo para conseguir identificar diferentes questionamentos, conteúdos e contextos inseridos em todas as disciplinas aplicadas na grade curricular.

Mesmo crianças apontadas como boas alunas em matemática podem ter dificuldade em interpretar um problema matemático, por exemplo. Isso porque há uma variante na entonação, estrutura textual e, até mesmo, “pegadinhas” escondidas nas entrelinhas, que se fazem presentes justamente para instigar o raciocínio lógico e a capacidade do aluno de entender e solucionar problemas.

Incentivar a leitura desde a primeira infância, contar histórias e ajudar a criança a recontá-las a partir de sua própria interpretação e compreensão são algumas das formas mais eficientes de ajudar os filhos com a interpretação de texto.

A seguir, mostraremos a importância da leitura para o aprendizado das crianças e como os pais podem ajudar no desenvolvimento da interpretação de texto. Confira!

Por que a leitura é importante para o aprendizado das crianças?

Aluno sentado junto aos armários do Colégio Bahiense desenvolvendo a interpretação de texto

A leitura ajuda a criança a abrir a mente e os olhos para um mundo novo, cheio de fantasia, possibilidades, imaginação e, claro, muito conhecimento e reflexão.

Saber ofertar conteúdos adequados à faixa etária da criança, ajudá-la a ler, discutir temas abordados nas narrativas e observar sua capacidade de síntese, interpretação de texto e compreensão são tarefas que precisam fazer parte da rotina nos lares.

Essas atividades devem ser estimuladas, mas não podem ser impostas ou consideradas obrigatórias. A leitura precisa estar presente na vida das crianças de forma leve, educativa, dinâmica e prazerosa.

Para isso, pais e responsáveis devem dedicar um tempo para contar histórias para as crianças, conversar sobre elas, observar como os pequenos reagem aos contos, personagens e mensagens que as narrativas passam.

Tais atitudes ajudam no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como: comunicação, inteligência emocional, oratória e, até mesmo, nas tomadas de decisões.

Crianças que leem desde cedo apresentam um vocabulário melhor, conseguem pensar além do óbvio, são mais autocentradas e possuem habilidades para resolver problemas com mais facilidade.

Como os pais podem ajudar os filhos a melhorar a leitura e a interpretação de texto?

Não basta apenas dar um livro de presente, exigir que a criança o leia e ponto final. É importante que pais e responsáveis compartilhem o hábito da leitura com seus filhos de maneira ativa e coordenada, mas sem pressão. 

Alguns jogos, brincadeiras ou mesmo um “clube do livro” são ótimas formas de observar como a criança está, de fato, consumindo o conteúdo oferecido a ela.

Vamos a algumas dicas de como ajudar os filhos nesse processo de leitura e interpretação de texto:

  • Organize o tempo da criança para que ela tenha cerca de 2 horas por dia dedicadas exclusivamente à leitura;
  • Incentive a leitura em voz alta sempre que seu/sua filho(a) sentir dificuldade na interpretação de texto de uma passagem ou mesmo um conteúdo um pouco mais complexo;
  • Não deixe que a criança desista na primeira tentativa frustrada de compreender o que foi lido. Peça para ela reler quantas vezes forem necessárias, com calma e no tempo dela;
  • Quando chegar o momento certo, presenteie seu/sua filho(a) com um dicionário, para que ele possa pesquisar palavras que não conhece nos textos;
  • Faça perguntas sobre a narrativa, desde as mais fáceis até as mais difíceis e, também, faça questionamentos que estimulem uma reflexão mais profunda sobre o que foi lido;
  • Incentive seu/sua filho(a) a ler o que mais o(a) agrada e a ter suas próprias preferências e gostos, sem impor a sua vontade.

É importante frisar que a interpretação de texto não se limita apenas ao âmbito escolar. Mesmo após concluir este ciclo, essa competência estará sempre presente na vida profissional e, até mesmo, pessoal.

Por isso, é fundamental que o hábito da leitura seja inserido na rotina da criança ainda na primeira infância, para facilitar, também, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos pequenos.

Procure oferecer livros que tenham temáticas importantes, como: amizade, respeito às diferenças, meio ambiente, empatia, entre outras. O universo da literatura infantil é rico e dinâmico e, além de auxiliar no desenvolvimento da interpretação de texto e de diversas habilidades, pode ser um excelente agente transformador na formação de crianças e adolescentes.

Para saber mais sobre a importância do desenvolvimento de habilidades na infância, confira este artigo: Competências socioemocionais: como elas impactam o seu filho?”.

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