Siga nossas redes sociais

Leitura na infância: 5 dicas para estimular as crianças

Quer aprender como estimular de forma natural a leitura na infância? Confira algumas dicas importantes para transformar seu pequeno em um leitor assíduo!
menino deitado segurando livro

Ler é uma das formas de lazer mais benéficas para pessoas de todas as idades. Logo, estimular o hábito da leitura na infância é uma prática que pais e responsáveis precisam priorizar como um investimento a longo prazo.

Não existe uma idade certa para apresentar a uma criança as maravilhas presentes nas páginas de um livro. A literatura infantil é ampla e pode ser estimulada pelos mais variados tipos de abordagens já na primeira infância.

O gosto pela leitura é adquirido naturalmente, experimentando temáticas, explorando horizontes, diversificando estilos e passeando por lugares que a imaginação permitir, por meio de histórias e personagens.

Os benefícios da leitura são reais e visíveis: há a melhora na concentração, na interpretação de texto, na capacidade criativa, no poder de síntese e na comunicação escrita e falada, além de aumento do vocabulário.

A leitura na infância abre a mente, aproxima culturas e ajuda no desenvolvimento analítico da criança e do adolescente.

Mas como introduzir a leitura na vida de uma criança e, principalmente, como fazer com que esse hábito não se perca em meio a uma rotina, muitas vezes, atarefada dos pais? O que fazer considerando a tecnologia, que está tão presente em nossas vidas?

Vamos descobrir!

Leitura na infância: o incentivo deve começar nos primeiros anos de vida

Aluna da Educação Infantil com um livro nas mãos e praticando a leitura na infância

O universo da literatura infantil é amplo e abrange crianças de todas as idades. É possível começar a despertar o interesse por histórias e contos já nos primeiros anos de vida.

Livros interativos, feitos em materiais especialmente desenvolvidos para bebês, são bons exemplos disso. O importante é que os pais estimulem a curiosidade da criança por aquele “brinquedo”.

Com o passar dos anos e conforme a criança for compreendendo melhor a dinâmica, é possível apresentar livros mais elaborados, que ainda tragam algum elemento interativo, como luzes, sons, texturas, recortes, mas já com histórias e personagens envolventes e enriquecedores.

Para deixar o momento da leitura ainda mais divertido e interativo, conte e reconte as histórias contidas nas páginas e estimule seu/sua filho(a) a continuar a leitura do jeito que se lembrar e entender. É importante incentivar e celebrar esses pequenos momentos!

E assim, sempre que possível, adquira novos livros, histórias, contos, quadrinhos e tudo que faz parte do universo da literatura. Ainda, à medida que a criança for se desenvolvendo, dê liberdade para ela escolher o que mais julgar interessante.

Não existe um padrão, uma regra ou número de livros a serem lidos em um período X ou Y. A leitura precisa ser apreciada de maneira orgânica e natural, jamais como uma obrigação.

Outra forma interessante de fazer com que as crianças cultivem o hábito da leitura é transformar as obras em apresentações de teatro e contação de histórias com o auxílio de fantoches ou com os brinquedos que tem em casa.

Isso ajudará a criança a colocar em prática seu poder criativo e sua capacidade de compreensão e interpretação daquilo que foi absorvido na história. É um excelente exercício e cativa até as crianças mais agitadas.

5 dicas para estimular o interesse pela leitura na infância

Aluno do Ensino Fundamental lendo, sentado no chão em frente aos armários da escola

Na primeira infância a criança está mais propensa a aceitar aquilo que é apresentado por seus pais e responsáveis. Porém, conforme a rotina vai mudando e se expandindo – com a ida para a escola, o aumento do círculo social e a introdução ao mundo tecnológico–, é comum que certos interesses mudem.

Para que a leitura na infância não se perca pelo caminho, é importante que os pais mantenham alguns hábitos contínuos. Confira a seguir:

#1 Estimule pelo exemplo

Não adianta querer que seu/sua filho(a) se torne um leitor assíduo se ele(a) não tiver um exemplo a ser seguido. Claro, há casos e casos. Não é incomum que crianças e adolescentes, mesmo sem ter o incentivo dos pais, desenvolvam o gosto pelos livros.

Porém, faça-se a seguinte pergunta: como vou incentivar um hábito que eu não possuo? Como estimulá-lo(a) se não há livros em casa ou se as formas de lazer da família são a internet e televisão?

Crianças são como pequenas esponjas que absorvem tudo que está à sua volta e, muitas vezes, tendem a espelhar seus comportamentos nas atitudes dos pais. Por isso, tornar-se um exemplo de leitor dentro de casa ajuda a despertar o interesse pela leitura.

#2 Crie o hábito de contar histórias

Contar histórias antes de dormir, em uma tarde fria ou durante um piquenique no parque… não há hora ou lugar para pegar um bom livro e ler para os filhos.

Leia com entusiasmo, interpretando as falas, e converse sobre a história depois. Mantenha este costume mesmo após seu/sua pequeno(a) aprender a ler. Este é um vínculo que ficará marcado para sempre em sua memória afetiva e em seu hábito de ler.

#3 Presenteie com livros desde cedo

Nunca é cedo demais para dar um livro de presente. As melhores livrarias possuem opções para crianças de todas as idades.

Apresente esse universo mágico desde cedo, adquira os títulos de acordo com a indicação etária e, conforme a criança for crescendo, deixe que ela própria faça suas escolhas.

#4 Crie o hábito de visitar livrarias e bibliotecas

Passeios à livraria ou à biblioteca devem fazer parte da rotina daqueles que desejam despertar o interesse das crianças pela literatura.

Assim, por meio da leitura, você pode mostrar o quão diverso é o mundo, os diferentes estilos e linguagens e como os títulos e livros evoluíram ao longo dos anos.

Essa é uma oportunidade para conhecer cada detalhe, tocar nos livros, capas e folhas, sentir o cheirinho de um livro novo, e observar a passagem do tempo nas páginas amareladas e cheias de anotações e menções em uma biblioteca de bairro.

Além disso, feiras, bienais e eventos literários também são ótimas opções de passeios e lazer com as crianças.

#5 Dê a liberdade para a descoberta de novos gostos literários

Se os primeiros livros são ofertados e escolhidos por você, é importante saber que, com o passar dos anos, seu/sua filho(a) terá preferências próprias.

Aventura, romance, HQ, fantasia, terror, drama, histórias reais… não importa o gênero escolhido ou, mesmo, se a preferência será por um livro de 200 ou de 50 páginas. Ao longo do tempo, cada indivíduo trilha um caminho particular na literatura e não cabe aos pais decidirem o que é “bom” ou não.

Assim, toda leitura é válida. Todo livro é bom. Tudo depende da experiência, do conhecimento de mundo e do que aquele leitor deseja experienciar nas páginas folheadas.

A leitura na infância é um instrumento poderoso, que nos acompanha por toda a vida. Incentivar, apoiar as escolhas literárias e compartilhar as histórias lidas é papel dos pais e responsáveis. Essas são formas de ajudar as crianças a se desenvolverem melhor por meio de estímulos emocionais e pela criatividade e imaginação.

Gostou das nossas dicas sobre como fomentar a leitura na infância de forma natural e sadia? Então, aproveite e confira nosso artigo: Por que é importante desenvolver a inteligência emocional em crianças?”.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados