Como o Colégio Bahiense prepara o aluno para o futuro

O Colégio Bahiense, com sua metodologia afetiva e próxima aos pais, prepara seus alunos para enfrentar os desafios reais da vida. Saiba como!
Grupo com alunos do Ensino Médio uniformizados e com caderno nas mãos sorrindo para a câmera

É inegável a importância da escola na vida de uma criança. É impossível desassociar um do outro, principalmente porque é no ambiente escolar que as crianças têm o primeiro contato social com indivíduos da mesma idade que a sua e adultos fora de seu núcleo familiar. E o Colégio Bahiense sabe bem qual é o seu papel nesse processo.

A escola precisa amparar, encorajar e encontrar meios saudáveis que favoreçam um desenvolvimento completo de seus alunos e alunas. Não basta apenas garantir um currículo recheado de conteúdo técnico. Hoje, a aprendizagem vai muito além dos conteúdos tradicionais do ensino básico. 

A escola também precisa preparar os(as) jovens para os desafios da vida. Usando, claro, as disciplinas curriculares e técnicas, mas, também, humanizando o aprendizado e reconhecendo que por trás de cada olhar curioso existe um ser humano único, com emoções ainda em estado bruto, prontas para serem lapidadas e exploradas da melhor maneira possível.

Agora, vamos entender como o Colégio Bahiense, unidades Campo Grande e Vaz Lobo, faz tudo isso!

Como o Colégio Bahiense prepara o aluno para o futuro?

Aluna com uniforme Bahiense e com rosto pintado em comemoração

Não há uma fórmula mágica na hora de educar uma criança ou adolescente, e o Colégio Bahiense reconhece isso. É necessário encaixar no planejamento escolar uma proposta pedagógica comprometida com o bem-estar dos(as) alunos(as) e, ainda assim, manter um conteúdo didático reforçado.

Por isso, a metodologia de ensino do Bahiense foi criada priorizando sempre o desenvolvimento emocional de cada aluno(a). Para, assim, passar o conteúdo acadêmico de maneira fluida e consciente.

Cada profissional que faz parte dos núcleos escolares do Colégio Bahiense é treinado e capacitado para proporcionar um ambiente encorajador desde o Ensino Infantil, estimulando crianças e adolescentes a se expressarem com segurança, seja para expor uma opinião, debater um assunto específico ou para tirar dúvidas.

Como o Colégio Bahiense faz isso? Estimulando e desafiando cada um a apreciar as mais variadas formas de comunicação. Por meio de eventos, feiras de ciência, exposições de arte – criadas pelos alunos(as) –, apresentações de dança e de teatro, e por meio de atividades esportivas.

Ou seja, o Colégio Bahiense incentiva os(as) alunos(as) a colocarem em prática tudo que aprenderam em sala de aula, mas com um outro olhar, usando os meios que mais se sentem atraídos e estimulados.

Isso tudo, ajuda a criança e o adolescente a saírem de suas zonas de conforto e expandirem seus olhares sobre questões diversas. Tornando-os mais seguros, dinâmicos, versáteis e preparados para enfrentar conflitos e as adversidades que surgirem ao longo da vida.

Conheça o diferencial da metodologia Bahiense

Grupo com quatro alunos ao ar livre sentados e sorrindo para foto

Por isso, sua metodologia foca já nos primeiros ciclos escolares em estimular o senso crítico e a comunicação clara, e em explorar o conhecimento por meio de pesquisas aprofundadas, ou seja, buscando sempre fontes seguras e confiáveis, comparando versões sobre um mesmo tema e, assim, resultando em opiniões concretas e fundamentadas.

Prezamos por uma metodologia efetiva, transparente e que valoriza a parceria entre família e escola para que cada aluno(a) possa desenvolver suas capacidades socioemocionais plenamente. E para que, dessa forma, consiga reconhecer, ainda na fase escolar, suas maiores aptidões e, também, em que é necessário ter mais atenção e esforço.

Além disso, o material didático usado em sala de aula traz um conteúdo moderno, atualizado constantemente e comprometido em preparar os(as) alunos(as) gradualmente para que tenham sucesso tanto no ENEM como nos principais vestibulares do Brasil e do mundo.

As atividades extracurriculares, como aulas de dança, artes, música, teatro, judô, além de projetos voltados para a preparação para o ingresso no ensino superior, estão entre as atividades complementares que possibilitam ao Colégio Bahiense obter tanto sucesso na formação de seus alunos, destacando-se com resultados exemplares em avaliações.

Ter uma metodologia de ensino que se preocupa não apenas em aplicar conteúdos básicos, mas com o desenvolvimento integral de cada aluno(a) como um todo, é o que torna o Colégio Bahiense uma instituição diferenciada.

O Bahiense trabalha no presente, focando no futuro de cada criança e adolescente que passam por suas salas de aula. Estimulando-os a desenvolver de maneira eficaz seu senso crítico, visão de mundo mais ampla, empatia, comunicação e, claro, a consciência sobre a importância do compromisso social como cidadãos dignos.

Essas competências socioemocionais precisam ser trabalhadas em casa, no núcleo familiar, e também, dentro da escola. E é isso que o Colégio Bahiense faz para preparar indivíduos seguros e autoconfiantes em todos os momentos da vida.

Quer conhecer mais sobre o que são e como desenvolver tais competências desde a primeira infância? Leia nosso artigo “Competências socioemocionais: como elas impactam o seu filho?”.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp