O ensino bilíngue proporciona o conhecimento e a vivência em duas línguas diferentes (a materna e uma estrangeira, como o inglês). Ambas trabalham juntas e de forma integrada às outras disciplinas.
Certamente, você já entende qual a importância do aprendizado de uma língua estrangeira. Entretanto, sabemos que muitos pais ficam em dúvida sobre qual é o melhor momento para oferecer essa vivência aos filhos.
Embora o inglês (mais comumente ensinado na educação bilíngue) seja um idioma que pode ser aprendido em qualquer fase da vida, possibilitar o aprendizado logo nos primeiros anos de vida faz toda a diferença para o desenvolvimento infantil.
Portanto, saiba que já na primeira infância é possível aprender inglês, visto que é um período em que a criança tem muito mais facilidade de absorção e de aprendizado.
A seguir, falaremos mais sobre o ensino bilíngue. Acompanhe!
Como funciona o ensino bilíngue?
O ensino bilíngue é uma abordagem educacional que usa duas línguas diferentes como meios de ensino.
Assim, os alunos aprendem a língua materna e outra estrangeira simultaneamente, visando aprimorar as suas habilidades linguísticas e aumentar sua competência de comunicação.
Então, em vez de aprender o idioma inglês de forma isolada (como UMA disciplina), eles aprendem de forma simultânea, estudando matemática, história, ciências (e todas as outras) também na língua estrangeira.
Dessa maneira, o objetivo dessa abordagem é preparar os alunos para o mundo globalizado, aumentar suas oportunidades profissionais, estimular a sua compreensão e respeito por outras culturas, e possibilitar a vivência em dois idiomas.
Portanto, matricular os filhos em uma escola bilíngue é uma ótima ideia para impulsionar o seu desenvolvimento e aumentar suas oportunidades no futuro acadêmico e profissional.
➡ Leia também: 6 critérios para avaliar ao escolher uma nova escola para os filhos.
Quais são os principais benefícios do ensino bilíngue?
Existem diversas vantagens de oferecer o ensino bilíngue desde cedo. Conheça, a seguir, algumas delas.
Desenvolvimento do raciocínio
O desenvolvimento do raciocínio é considerado um dos principais benefícios da educação bilíngue para crianças.
Estudos mostram que o aprendizado de duas ou mais línguas ajuda a melhorar as habilidades cognitivas, incluindo:
- resolução de problemas;
- criatividade;
- flexibilidade mental;
- pensamento crítico;
- capacidade de transferir conhecimento de uma língua para outra, etc.
Sem contar que ele também desenvolve a memória, a inteligência emocional, a concentração, e a habilidade de aprendizado ao longo da vida.
Contato com outras culturas
O ensino bilíngue é uma oportunidade para as crianças aprenderem sobre outras culturas, tradições e formas de ver o mundo.
Isso possibilita à criança ampliar sua visão global e desenvolver a empatia e o respeito pelas diferenças.
Além disso, o domínio de outra língua pode ser útil para futuros estudos ou viagens, bem como para estabelecer relações internacionais no futuro.
Maior concentração
O bilinguismo na infância ajuda a desenvolver a concentração, pois envolve a aprendizagem de duas línguas diferentes ao mesmo tempo – exigindo maior nível de atenção para assimilar as informações corretamente.
Esse tipo de aprendizado fortalece as habilidades cognitivas, como a capacidade de ouvir, entender, ler, falar e escrever em duas línguas diferentes.
Ainda, o estudo de um segundo idioma aprimora a capacidade de mudar facilmente de uma língua para outra, o que requer muita concentração e flexibilidade mental.
Aumento do vocabulário
O bilinguismo aumenta o vocabulário, já que os alunos estão expostos a duas línguas diferentes e aprendem a se comunicar em ambas.
Isso amplia o conhecimento linguístico e faz com que o aluno tenha mais opções para expressar seus pensamentos e ideias.
Além disso, o ensino bilíngue também auxilia na melhora de habilidades de escuta, compreensão e fala nos dois idiomas.
Maior capacidade de se comunicar
A educação bilíngue desenvolve a habilidade de comunicação, ampliando a capacidade dos alunos de se comunicar com pessoas de diferentes culturas e nações.
Os alunos, ainda, melhoram suas competências de leitura, escrita, e audição, contribuindo para um desenvolvimento mais completo da língua materna.
Como vimos, oferecer o ensino bilíngue logo nos primeiros anos de vida é uma excelente forma de contribuir para o desenvolvimento pessoal e escolar dos filhos.
Entretanto, um questionamento comum entre os pais é qual a melhor forma de aprender inglês. Se você também tem essa dúvida, confira este outro conteúdo: “Colégio bilíngue ou curso de inglês: o que é melhor?”.