7 excelentes livros para crianças que estão aprendendo a ler

Seu/sua filho(a) está aprendendo a ler e escrever? Veja sete dicas de livros para crianças e estimule a alfabetização em casa.
livros para crianças: menino feliz lendo livro

A fase da alfabetização infantil é uma etapa muito importante e marcante na vida da criança. É nessa fase que ela começa a aprender as letras, os fonemas e a escrever e ler as primeiras palavras. Por isso, os livros para crianças contribuem muito para esse processo.

Além disso, os pais têm uma grande importância nesse desenvolvimento, pois podem e devem estimular os pequenos em casa. Para isso, é necessário criar um ambiente rico e favorável para desenvolver o interesse das crianças pela leitura e escrita.

Uma alternativa é ter disponível em casa diversos livros específicos para crianças que estão aprendendo a ler, visto que eles são as melhores bases para esse processo. 

Os livros infantis, além de tudo, impulsionam a imaginação e complementam a alfabetização oferecida na educação formal escolar.

Que tal investir em alguns excelentes livros para crianças e ajudar seu/sua filho(a) em casa? Acompanhe a leitura e confira nossa lista de sugestões.

1. Alfabarte

Alfabarte é um livro infantil escrito por Anne Guéry e‎ Olivier Dussutour, que mistura arte e linguagem, estimulando o desenvolvimento infantil.

Nas páginas, a criança encontra, “camuflada”, uma letra do alfabeto. Elas ficam escondidas entre quadros e ilustrações, proporcionando aos pequenos uma aventura incrível que estimula a descoberta visual.

2.Gildo

livros para crianças: menina de máscara lendo livro infantil

Gildo é um livro de Silvana Rando que conta a história de um corajoso elefante que não tem medo de quase nada. Mas sempre que é convidado para uma festa de aniversário, fica com muito medo. 

Então, o livro desenvolve essa narrativa para que a criança descubra do que ele tem medo (que, no caso, são as bexigas).

O livro tem frases bem curtas e fáceis de compreender, por isso, é ideal para as crianças que estão no início do processo de alfabetização. Ademais, conta com ilustrações coloridas e muito divertidas.

3. O menino que aprendeu a ver

O livro, escrito por Ruth Rocha, conta a trajetória de Joãozinho, um garotinho que passa a reconhecer as letras que aprendeu na escola em placas de ruas, jornais e outdoors

Assim, ele vai descobrindo as palavras — que, anteriormente, pensava que se tratavam apenas de desenhos sem sentido.

Por isso, “O menino que aprendeu a ver” é uma ótima opção de livro para crianças que estão aprendendo a reconhecer as letras, feito sobre medida para quem está na fase de alfabetização.

4. Bichos de cá

A obra é um dos livros para crianças, escrita por Edson Penha e Xavier Bartaburu, que fala sobre música e animais. Cada bicho tem um poema, assim como uma canção. 

Com isso, o livro é acompanhado por poemas musicados que, além da leitura e escrita, convida as crianças a aprenderem mais sobre a natureza explorando, também, o sentido auditivo.

Dessa forma, a obra apresenta textos curtos, ilustrações muito coloridas e diversas curiosidades sobre os bichos do Brasil.

5. Coleção Estrelinha

A Coleção Estrelinha, da Editora Ática, é perfeita para leitores iniciantes que estão começando a descobrir o mundo das letras. Ela é dividida em 1, 2 ou 3 estrelinhas (que variam e avançam conforme o nível de leitura da criança).

A coleção de livros para crianças conta com textos curtinhos, que usam rimas para divertir os pequenos. Os livros iniciais (Estrelinha 1) são:

  • O Galo Maluco;
  • A Foca Famosa;
  • O Pato e o Sapo;
  • O Peru de Peruca;
  • O Macaco e a Mola;
  • Regina e o Mágico.

6. O batalhão das letras

A obra é mais uma boa aposta, escrita por Mário Quintana, que apresenta o alfabeto com muita poesia. O abecedário poético ensina as letras de maneira divertida, para que a criança associe os objetos ao seu ambiente.

Assim, o livro conta com 28 estrofes para apresentar o alfabeto, mostrando as suas formas gráficas e os fonemas.

7. Quem quer brincar comigo?

Criança lendo livro com irmã mais velha

O livro, escrito por Tino Freitas, traz uma abordagem divertida e criativa que faz com que as crianças comecem a aprender a melodia das palavras. Para isso, traz personagens incríveis, como o gato Salgado, o porquinho Rosado e a vaca Pintada.

A obra é ideal para os pequenos que estão começando a aprender a ler e escrever, pois os faz embarcar em um mundo muito divertido de fantasia e imaginação.

De fato, a prática da leitura contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo infantil. Por isso, também deve ser estimulada em casa por meio de livros para crianças. Além disso, existem outras atividades que estimulam esse desenvolvimento. Quer saber quais são elas? Leia também: “Desenvolvimento cognitivo infantil: 6 atividades para estimulá-lo”.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp