Amizade na infância: qual a importância para o desenvolvimento das crianças?

A amizade na infância é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Entenda qual a sua importância e por que incentivá-la.
Amizade na infância entre colegas no Colégio Bahiense

A amizade na infância é um tema de extrema relevância, pois ela tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Isso porque, durante a infância, a descoberta, o aprendizado e a construção de valores são aspectos marcantes – e é justamente nesse momento que a amizade se torna um importante elemento na vida dos pequenos. 

A interação com os amigos na infância ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para a vida coletiva, como a construção de relacionamentos, a convivência, a lealdade, a confiança, entre outras. 

Além disso, ter amigos na infância é importante para a formação da identidade e da autoestima. Afinal, as amizades firmadas nessa fase contribuem para a criação de valores como a empatia e a solidariedade. Ainda, elas também auxiliam a criança a lidar com a diversidade e construir sua própria identidade. 

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura. A seguir, vamos falar sobre a amizade na infância e seus principais benefícios. Confira!

Mas, afinal, o que é amizade para as crianças e o que elas consideram amigos?

Para as crianças, a amizade é uma relação baseada em reciprocidade, confiança, diversão, cumplicidade e troca de experiências e sentimentos. Elas geralmente escolhem como amigos pessoas com quem se identificam e compartilham de interesses em comum.

A família é a primeira fonte de socialização da criança e é com os pais e irmãos que ela aprende os primeiros conceitos de amizade e de relacionamento interpessoal. 

A escola vem em segundo momento, para ampliar a visão de mundo e expandir as possibilidades de interação com os outros. 

Portanto, entender o que é amizade para as crianças e como elas definem seus amigos é fundamental para que os adultos possam incentivar e apoiar relações sociais saudáveis e significativas na infância.

4 benefícios de desenvolver a amizade na infância

Alunos do Colégio Bahiense felizes representando a amizade na infância

Conheça, a seguir, os principais benefícios de desenvolver a amizade na infância.

1. Melhorar a comunicação

A amizade na infância ajuda a criança a aprimorar suas habilidades de expressão, que possibilitam se comunicar de forma mais clara e assertiva. Afinal, ao interagir com os amigos, ela aprende a expor suas ideias e sentimentos de maneira mais efetiva.

2. Desenvolver habilidades de resolução de problemas e conflitos

Criar vínculo de amizade com outras crianças oferece a oportunidade de aprender a resolver conflitos e encontrar soluções juntos. Essa relação contribui para desenvolver competências para resolver problemas e encarar situações desafiadoras.

3. Aprender a lidar com opiniões diferentes 

Mais um benefício de se ter amizades na infância é aprender a lidar com diferentes opiniões e pontos de vista. Essa é uma oportunidade muito rica para desenvolver a tolerância e o respeito pelas diferenças – duas características essenciais, sobretudo na vida adulta.

4. Ter apoio emocional, coleguismo e compartilhamento

A longo prazo, as crianças que desenvolvem amizades na infância têm um maior apoio emocional, coleguismo e compartilhamento. Essas amizades podem durar para a vida toda e oferecer um senso de pertencimento e acolhimento, algo extremamente valioso ao longo dos anos. 

Ainda, cultivar amizades desde os primeiros anos de vida possibilita adquirir habilidades para se tornar uma pessoa sociável e facilitar a ampliação do círculo de amigos, mesmo na vida adulta.

Como ajudar os filhos a fazer amizade na infância?

Irmãos estudando deitados no chão posando para foto

Para ajudar os filhos a fazer amizade na infância, é importante que os pais os incentivem a conhecer novas pessoas e manter um diálogo aberto e positivo. 

Uma forma de fazer isso é levá-los a lugares onde eles possam interagir com outras crianças, como na casa de amigos, em parques, atividades extracurriculares, entre outros. 

Além disso, os pais devem ensinar habilidades sociais, como o respeito, a empatia e a colaboração, para que seus filhos aprendam a se relacionar de forma saudável e rica para ambos os lados.

Ainda, é preciso que os pais e responsáveis estimulem a comunicação e a expressão de sentimentos, para que os pequenos se sintam mais autoconfiantes e confortáveis em compartilhar suas experiências com os amigos. 

A amizade na infância é de extrema importância para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e interpessoais da criança. Nessa fase, os amigos oferecem apoio emocional, coleguismo e segurança, além de ajudar a criança a lidar com diferentes opiniões e a resolver problemas e conflitos. 

Muito comum entre as crianças, as brincadeiras são excelentes atividades que contribuem para o crescimento saudável em todas as idades, sobretudo na infância. Para saber mais sobre o tema, leia também: “Como as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento infantil?”.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp