Estabelecer uma rotina de estudo eficiente é muito importante para ter um desempenho cada vez melhor no colégio. Da mesma maneira, ela é essencial na preparação para as provas de vestibular e do ENEM.
Então, se você está estudando para ingressar no ensino superior, saiba que é preciso implementar (e manter) uma boa rotina de estudo, pois ela contribui de forma significativa para o sucesso do estudante.
Você quer uma ajuda com isso? A seguir, falaremos sobre como criar e manter a sua rotina de estudo para o vestibular. Boa leitura!
5 passos para criar uma rotina de estudo
Para passar no vestibular, é essencial criar hábitos, costumes e, principalmente, uma rotina de estudos que possibilite uma preparação completa. Confira os principais passos que você deve seguir!
1. Defina objetivos alcançáveis
O primeiro passo para criar uma rotina de estudo é determinar objetivos realmente alcançáveis. Isso porque se você determinar metas intangíveis e muito difíceis de alcançar, não se sentirá motivado(a). O mesmo vale para metas muito fáceis, já que dificilmente elas contribuirão para um aprendizado relevante.
Portanto, crie um mapa: defina o ponto de partida, o de chegada e tudo o que precisa ser alcançado durante esse trajeto. Depois, estipule prazos para a conclusão de cada meta e vá, ao longo dos meses, marcando-as como “concluídas”.
2. Utilize as novas tecnologias a seu favor
Engana-se quem pensa que as novas tecnologias e a internet são apenas distrações no estudo: se você for responsável e estiver determinado(a), poderá utilizar a internet diariamente e sem problemas.
Videoaulas, plataformas digitais, aplicativos e outras ferramentas podem, além de trazer novos conhecimentos, criar dinâmicas para fixar os conteúdos.
Da mesma maneira, não deixe de pesquisar provas anteriores e fazer simulados online, pois tudo isso contribui muito para o sucesso do seu desempenho.
3. Utilize um método de organização atrativo
Existem diversas técnicas e métodos para criar uma rotina de estudo, como a Pomodoro, que consiste em se dedicar a realizar uma atividade por 25 minutos e pausar por 5 minutos – isso deve se repetir por 2 horas. Ao final, deve-se pausar por 30 minutos.
Sendo assim, encontre um método de organização que seja atrativo e faça sentido para a sua realidade. Plataformas e aplicativos de gerenciamento de tempo também podem ajudar. Ou, se você preferir, adote meios físicos, como os tradicionais planners.
4. Cuide de saúde física e mental
Estudar e cumprir uma rotina de estudo demanda muito tempo e energia. Por isso, cuidar da saúde física e mental é indispensável para não perder o foco – e não se desesperar quando as provas finais estiverem chegando.
Veja algumas dicas de autocuidado:
- conte com a ajuda de um nutricionista para elaborar uma dieta rica e balanceada;
- pratique pelo menos uma atividade física diária que você goste;
- durma bem, pelo menos 8 horas por dia, e jamais troque o dia pela noite;
- reserve um tempo para sair com os amigos e com a família.
Lembre-se de que, por mais que seja fundamental estudar muito para passar no vestibular e ENEM, os momentos de descanso e lazer são essenciais para não sobrecarregar o corpo e a mente.
5. Estabeleça um local e um tempo de estudo diário
Para se dedicar aos estudos com plenitude, estabeleça um local apropriado. Assim, ele deve:
- ser silencioso;
- ter uma mesa e cadeira confortáveis;
- ser livre de distrações;
- ter uma boa iluminação;
- ser arejado.
Dessa forma, você terá um ambiente adequado e tranquilo para se concentrar.
Além disso, tenha ao seu alcance todos os materiais necessários para não prejudicar o seu rendimento. Isso porque, o simples fato de sair do local de estudos para buscar um copo de água pode ser motivo para distração.
Portanto, os momentos de estudo devem ser sagrados. Por isso, determine um tempo diário e se dedique plenamente a eles.
Como manter a rotina de estudo?
Agora que você conferiu algumas dicas para elaborar uma ótima rotina de estudo, veja como mantê-la:
- Aprenda a eliminar as possíveis distrações do seu dia a dia, evitando que elas interfiram na sua rotina;
- Monte e siga um cronograma de estudos personalizado para a sua realidade;
- Se os métodos de estudo estiverem inadequados, não tem problema repensá-los e adaptá-los;
- Não se esqueça de realizar pausas para não se cansar e permanecer motivado(a).
Manter uma rotina de estudo para passar no vestibular e no ENEM pode parecer difícil, porém, seguindo as nossas dicas básicas, temos certeza de que você vai conseguir.
Se você quer saber mais sobre o assunto, leia também: “Como passar no vestibular estudando sozinho? Confira 6 dicas!”.