Programa bilíngue X Colégio bilíngue X Curso de inglês: quais são as diferenças?

Veja quais são as principais opções de ensino de idioma para crianças e adolescentes – programas bilíngues, colégios bilíngues e cursos de inglês – e entenda como funcionam, e suas diferenças e benefícios.
Alunos do programa bilíngue do Colégio Bahiense posando para foto

Aprender um segundo idioma desde cedo é de extrema importância para o mundo atual e para o desenvolvimento dos jovens. Atualmente, existem inúmeras formas de adquirir esse conhecimento, mas qual será que é melhor: programa bilíngue, colégio bilíngue ou curso de inglês?

Ambos proporcionam um ambiente propício ao aprendizado de uma nova língua, oferecendo oportunidades valiosas para as crianças se tornarem fluentes. 

Além disso, estudos mostram que o aprendizado de um segundo idioma na infância traz benefícios cognitivos, como o desenvolvimento da flexibilidade mental, o aprimoramento da memória e o estímulo da criatividade.

Continue a leitura e saiba mais sobre as diferenças entre colégio bilíngue, programa bilíngue e curso de inglês.

Entenda o que é e como funciona um programa bilíngue

Alunos e professora do Colégio Bahiense posando para foto

O programa bilíngue é uma abordagem educacional que visa ensinar uma segunda língua em um ambiente escolar. 

Geralmente, é implementado em escolas regulares que oferecem disciplinas curriculares tanto na língua materna quanto na estrangeira que, no Brasil, normalmente é o inglês.

No programa bilíngue, algumas aulas são ministradas em ambas as línguas, permitindo que os alunos sejam expostos diariamente ao novo idioma. 

Dessa maneira, o objetivo é desenvolver habilidades de compreensão auditiva, leitura, escrita e expressão oral na língua estrangeira, de maneira gradual e contínua.

Além disso, existem diferentes abordagens metodológicas, como o ensino imersivo, em que o idioma estrangeiro é usado exclusivamente nas aulas; e o ensino bilíngue coordenado, em que as duas línguas são usadas de forma equilibrada.

Esses programas procuram proporcionar uma imersão linguística, ajudando os estudantes a adquirirem fluência naturalmente. 

Saiba como funciona um colégio bilíngue

Aluna do Colégio Bahiense em sala de aula posando para foto

Um colégio bilíngue é uma instituição de ensino que oferece um currículo completo ministrado em dois idiomas: o materno e uma segunda língua. 

Diferentemente de um programa bilíngue, em que apenas algumas disciplinas são ensinadas em outra língua, o colégio bilíngue proporciona uma imersão profunda no idioma estrangeiro.

No colégio bilíngue, todas as matérias são lecionadas nas duas línguas, permitindo que os alunos desenvolvam conhecimentos acadêmicos e linguísticos de forma integrada. 

Assim, o ensino é mais abrangente e os estudantes têm a oportunidade de se tornarem fluentes em ambas as línguas de maneira integral.

E o curso de inglês, como funciona?

Um curso de inglês é um programa de estudos criado para ajudar os alunos a aprenderem a língua inglesa de maneira progressiva. Normalmente, esse tipo de curso segue uma estrutura com abordagem e conteúdos parecidos entre si.

Para se matricular, geralmente é feita uma avaliação, comumente composta por teste escrito e entrevista, usada para determinar o nível de proficiência do aluno. Dessa forma, o estudante será colocado em uma turma adequada às suas competências e limitações.

A duração e a intensidade de um curso de inglês é muito diferente das oferecidas pelos programas bilíngues e colégios bilíngues. Algumas escolas possuem cursos intensivos e de curta duração, enquanto outros são mais extensos e abrangentes, mas a maioria das instituições de ensino de idiomas oferecem aulas de inglês que duram entre 60 e 90 minutos, de forma presencial – em sala de aula – ou online

O currículo dos cursos oferecidos nas escolas de idiomas variam desde aqueles focados na melhoria da gramática, vocabulário, leitura, escrita, pronúncia e comunicação oral, até os que envolvem um conhecimento mais técnico, focado em determinadas áreas de trabalho.

As atividades envolvem aprendizagens interativas, como exercícios de gramática e vocabulário, discussões em grupo, simulações de cenários reais, entre outras formas, acompanhadas de um instrutor que orienta e fornece feedback aos alunos, com o apoio de livros didáticos, conteúdos de áudio e vídeo, exercícios online, plataformas de aprendizagem digital, entre outros recursos e ferramentas que facilitam o aprendizado do idioma.

Para conferir o progresso e desenvolvimento dos alunos, eles são avaliados regularmente por meio de testes escritos, apresentações orais, tarefas para casa, e diversas medidas de avaliação que, ao final do curso, garantem um certificado de conclusão que atesta o nível de proficiência alcançado.

Principais diferenças entre programa bilíngue, colégio bilíngue e curso de inglês

Confira, abaixo, uma análise comparativa das principais diferenças entre programa bilíngue, colégio bilíngue e curso de inglês.

Valor

Programa bilíngue. Os colégios que contam com um programa bilíngue tendem a ser financeiramente mais acessíveis, se tornando uma opção viável para as famílias que desejam oferecer o aprendizado de um segundo idioma aos seus filhos.

Ensino bilíngue. O custo de um colégio bilíngue é bem mais alto comparado ao de um colégio que possui um programa bilíngue.

Curso de inglês. O custo-benefício é bem mais elevado, se comparado ao programa bilíngue, já que tem uma carga horária menor. Além disso, há, ainda, o custo do material didático que, normalmente, já está incluso no valor das escolas que oferecem esse tipo de programa.

Currículo

Programa bilíngue. Parte dos conteúdos das outras disciplinas é ministrada na língua estrangeira diariamente.

Ensino bilíngue. Pelo menos 50% do currículo precisa ser ministrado nos dois idiomas, proporcionando uma imersão completa na língua estrangeira.

Curso de inglês. O currículo abrange quatro principais habilidades linguísticas: audição (listening), leitura (reading), escrita (writing) e fala (speaking), estudados de forma isolada, sem aprofundamento no idioma. 

Fluência

Programa bilíngue. Oferece uma exposição diária e significativa à língua estrangeira.

Ensino bilíngue. Proporciona uma imersão ainda mais profunda no segundo idioma.

Curso de inglês. Fornece uma base sólida e orientação no aprendizado do inglês, mas de forma mais superficial.

Metodologia

Programa bilíngue. Pode variar em termos de abordagens metodológicas, mas o objetivo é proporcionar um ambiente propício para o aprendizado da segunda língua, complementando o currículo principal.

Ensino bilíngue. Pode adotar diferentes abordagens, como imersão total ou ensino bilíngue coordenado, objetivando o desenvolvimento acadêmico e linguístico de forma integrada.

Curso de inglês. Tradicionalmente, o aprendizado ocorre com foco na base linguística e na gramática do idioma.

Benefícios

Programa bilíngue. Oferece exposição à língua estrangeira, desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas; ampliação da compreensão cultural e uma base sólida de conhecimento do idioma para o futuro.

Ensino bilíngue. Facilita a fluência em dois idiomas, estimula o pensamento crítico e multicultural, além de oferecer oportunidades de carreira global.

Curso de inglês. Ajuda a criar uma base sólida para o aprofundamento no idioma em aulas mais avançadas, como no método ESL (English as a Second Language, ou Inglês como Segundo Idioma) e na educação bilíngue.

Ambiente

Programa bilíngue. Os programas bilíngues são implementados em escolas regulares, que também oferecem aulas no idioma materno, mas com ênfase no aprendizado da segunda língua.

Ensino bilíngue. O colégio bilíngue é uma instituição dedicada ao ensino bilíngue, proporcionando um ambiente imersivo e culturalmente diverso.

Curso de inglês. As aulas acontecem em sala de aula, parecida com as oferecidas no ensino tradicional de outras matérias.

A educação bilíngue desempenha um papel fundamental no desenvolvimento completo e na fluência em um idioma estrangeiro, especialmente quando iniciada na infância. 

Dessa maneira, ao oferecer às crianças uma imersão profunda na segunda língua, elas têm a oportunidade de se tornarem fluentes e de colherem os inúmeros benefícios dessa competência ao longo da vida.

Se você quer saber mais sobre o ensino de duas línguas para os pequenos, confira este outro conteúdo: “Ensino bilíngue para crianças: como funciona na prática?”.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp