Leitura na adolescência: como incentivá-la

A leitura na adolescência é um hábito que deve ser incentivado e ajuda os jovens a compreender o mundo a partir de novas perspectivas.
Adolescente lendo livro

A leitura na adolescência é uma prática extremamente benéfica. Ela reduz o estresse e a ansiedade, garante uma opção de lazer cultural e contribui para o jovem ampliar o vocabulário e melhorar a interpretação de texto.

Tudo isso é muito importante para o bom desempenho escolar, tanto nas provas quanto nas redações. Por isso, a família deve estimular o hábito da leitura desde a infância, a fim de contribuir para o futuro e o desenvolvimento dos filhos.

Continue a leitura e conheça algumas dicas para incentivar a leitura na adolescência.

Não imponha a leitura como obrigação

O primeiro passo para estimular a leitura na adolescência é não a tratar como uma obrigação. 

Os jovens precisam praticar a leitura pelo prazer, entendendo que isso é importante para o seu desenvolvimento intelectual e socioemocional – e não porque são forçados a realizar a atividade. 

Portanto, obrigar o adolescente a ler pode prejudicar o hábito de leitura, pois poderá ter o efeito contrário: ao invés de motivá-lo, irá afastá-lo dos livros.

Disponibilize diferentes temas e formatos

leitura na adolescência: jovem lendo sentada no chão

Engana-se quem pensa que a leitura deve acontecer somente por meio dos livros. Além deles, existem outros tipos de conteúdo interessantes, como gibis/comic books, mangás, graphic novels e revistas, por exemplo. 

Também é importante descobrir quais temas e gêneros literários o jovem prefere. Isso faz com que ele se sinta mais atraído e curioso pela leitura. Se você o obrigar a ler um livro que só você gosta, certamente ele não vai querer ler.

Então, você pode até indicar algumas obras que mais curte, porém, deixe o adolescente ler o que mais gosta e criar o próprio hábito de leitura de acordo com seus interesses.

Incentive por meio do exemplo

O exemplo é o melhor incentivo para os adolescentes. Então, é importante que eles vejam os pais lendo, pois faz com que se sintam mais atraídos pela leitura.

Vai à praia? Ao parque? Leve um livro. Assim, você mostrará que aproveita os momentos de lazer para aprofundar os seus conhecimentos ou para relaxar com uma boa leitura.

De fato, muitos jovens enxergam os pais como os seus verdadeiros exemplos de vida. Por isso, seja a inspiração que seu/sua filho(a) precisa. 

Considere a opção de eBooks

adolescente lendo eBook

Além dos livros físicos, considere a opção de disponibilizar leituras em formato digital. Afinal, os jovens lidam diariamente com dispositivos tecnológicos (e amam essa prática). Então, os eBooks podem ser uma boa alternativa para estimular a leitura na adolescência.

Dado que os adolescentes estão sempre conectados, mostrar os livros em formatos digitais é uma boa ideia para os amantes de tecnologia, estimulando uma prática mais benéfica do uso das telas. 

Sem contar que atualmente existe uma grande variedade de obras digitais e dispositivos próprios para esse tipo de leitura, ou seja, opções não faltam.

Ofereça um espaço de acesso aos livros

Ter acesso aos livros é importante para que o adolescente se sinta estimulado a ler. Por isso, ofereça um espaço calmo e com uma boa variedade de leitura em casa. Assim, você estará encurtando a distância que há entre o jovem e os livros.

Além disso, vale a pena conferir quais são as bibliotecas da sua região e se associar a elas. Outras alternativas são visitar livrarias e feiras literárias, e conhecer as bibliotecas virtuais, as quais podem contribuir com o aumento da variedade de obras e temáticas.

Converse sobre os livros

Outra dica interessante para estimular a leitura na adolescência é conversar sobre os livros que vocês estão lendo. Além de acionar os hábitos intelectuais, despertar a curiosidade e ampliar o conhecimento, você reforça os laços familiares.

Conversar é importante para promover a imaginação e a criatividade. Ainda, contribui para a interpretação de texto e incentiva o interesse por continuar lendo, para trazer sempre novas ideias e motivar debates em família.

Quando você menos esperar, perceberá que a leitura está se tornando cada vez mais natural. Esse momento é ideal para incentivar e recomendar a leitura de obras que você gosta. Assim, além de estimular e possibilitar os diversos benefícios da leitura na adolescência, você ainda fortalece o vínculo afetivo com seu/sua filho(a). Para saber mais sobre como criar e melhorar esse laço afetivo, leia também: “Pais e adolescentes: como manter um bom relacionamento”.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp