O mundo está cada dia mais conectado e globalizado, tornando-se praticamente essencial o aprendizado de uma segunda língua. Por isso, incentivar o inglês na adolescência proporciona diversos benefícios para toda a vida. Isso porque uma língua estrangeira pode ser vantajosa para o futuro acadêmico e profissional do jovem.
A adolescência é uma fase muito apropriada para o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades. Afinal, o adolescente tem mais tempo para estudar e se dedicar, além de ter mais facilidade em aprender.
Além disso, o inglês é essencial; pois se trata de um idioma global (sendo uma língua universal e a mais falada no mundo inteiro) e está muito presente no nosso cotidiano — em dispositivos tecnológicos, músicas, séries, filmes, entre outros.
Vamos conhecer quais são os principais benefícios de orientar o jovem a aprender inglês na adolescência? Continue a leitura e saiba mais.
Possibilita conhecer novas pessoas e culturas
O inglês possibilita que o adolescente se comunique e se conecte com pessoas do mundo inteiro. Isso o estimula a fazer novas amizades e conhecer um pouco mais sobre outras culturas.
Ao aprender sobre novas pessoas e culturas, o jovem tem uma visão diferente sobre o mundo que o cerca. Ele compreende que o diferente deve ser sempre respeitado.
Além disso, ao conhecer novas culturas, costumes, hábitos e comportamentos, o adolescente exercita a empatia, desenvolvendo também a inteligência emocional — o que é extremamente importante para o mundo globalizado em que vivemos e para o desenvolvimento pessoal de cada ser humano.
Garante melhores oportunidades acadêmicas
Ao estudar inglês na adolescência, o jovem garante melhores experiências pessoais e profissionais. Isso porque ele pode conquistar novas oportunidades acadêmicas, além de ter a chance de conseguir uma bolsa de estudos para fazer um intercâmbio, por exemplo.
Além disso, diversas universidades do mundo exigem a língua inglesa para aprovar o ingresso dos alunos estrangeiros. Logo, é uma chance de proporcionar uma ótima experiência para o desenvolvimento profissional de seu/sua filho(a).
O ensino da língua estrangeira também faz com que o adolescente adquira novas amizades e conheça mais pessoas, aumentando o networking.
Supre as futuras necessidades profissionais
O inglês também favorece a entrada do jovem no mercado de trabalho, já que diversas empresas exigem uma segunda língua no processo seletivo. Então ele estará mais preparado para o mercado de trabalho.
Inclusive, vale lembrar que o inglês, antigamente, era visto como um diferencial para se conseguir um bom emprego. No entanto, atualmente, ele é uma exigência básica — principalmente para trabalhar em multinacionais.
Além disso, o domínio do inglês faz com que o jovem se destaque em sua carreira, podendo conquistar uma posição interessante na empresa e, consequentemente, um bom salário.
Promove maior acesso à informação
Diversos estudos, pesquisas científicas e veículos de informação estão disponíveis na internet, porém, uma boa parte se encontra em outros idiomas, sobretudo no inglês. Por isso, com o domínio dessa língua, o estudante pode se especializar em diversos assuntos.
Assim, é possível ter acesso a novas fontes de conhecimento, não precisando se limitar apenas aos conteúdos já traduzidos. Por isso, tornar-se bilíngue abre novos horizontes e pode ser um ótimo aprimoramento para a vida acadêmica e a carreira.
Pode-se concluir que o inglês traz inúmeros benefícios, que, em conjunto, contribuem para o sucesso do(a) jovem.
Além de saber uma segunda língua, para se ter um melhor desempenho escolar e se dar bem na sua futura trajetória profissional, é fundamental que o adolescente esteja matriculado em um bom colégio, que realmente o prepare para os desafios futuros. Dessa forma, ele terá um aprendizado muito mais rico e completo.
Gostou de saber como o inglês na adolescência pode contribuir com a vida acadêmica, pessoal e profissional? Confira também nosso conteúdo sobre a importância das habilidades socioemocionais para o futuro profissional.