O mundo muda a cada nova geração. Seja por causa dos avanços tecnológicos e da ciência ou por uma necessidade de sobrevivência evolutiva, tudo muda. Inclusive o mercado de trabalho que, hoje, entende que mais do que pessoas técnicas, precisa de gente com habilidades socioemocionais bem desenvolvidas e trabalhadas para alcançarem o sucesso.
Mas, afinal, você sabe o que são habilidades socioemocionais e como trabalhar essas competências desde a primeira infância pode ajudar no futuro profissional do(a) seu/sua filho(a)? Vamos te ajudar a entender.
O que são habilidades socioemocionais?
Habilidades socioemocionais são um conjunto de aptidões desenvolvidas que influenciam os nossos sentimentos e comportamentos no âmbito das relações intrapessoais e interpessoais nas mais variadas situações da vida.
Elas nos influenciam como reagimos ao conquistar algo, quando lidamos com uma perda, quando somos contrariados, a nossa capacidade de recomeçar, a facilidade em nos comunicar, a sensibilidade em nos colocarmos no lugar do outro sem julgamentos, entre tantos outros exemplos.
Desenvolver as habilidades socioemocionais desde cedo, ainda na primeira infância, tem ação transformadora na vida de jovens e adultos. Podendo determinar seu sucesso escolar e profissional.
Pessoas que têm tais habilidades pouco desenvolvidas ou reprimidas, tendem a apresentar insegurança, dificuldade em lidar com frustrações, melancolia e autossabotagem, e desistem facilmente de seus objetivos logo no primeiro problema encontrado.
Como as habilidades socioemocionais podem influenciar no futuro profissional?
Foi-se o tempo em que empresas se preocupavam e buscavam por profissionais apenas pela técnica e experiência em determinadas áreas. Ou, ainda, que o profissional era visto como um número dentro do sistema, que trabalhava apenas para garantir resultados e atingir metas.
Hoje, as empresas estão em busca de pessoas reais, que saibam lidar com outras pessoas de maneira humana. E é aí que as habilidades socioemocionais entram em jogo, afinal, indivíduos que possuem esse tipo de competência bem desenvolvida conseguem se sair melhor, agregando valor e ajudando a empresa a crescer.
Quando os pais e a escola trabalham e estimulam de forma positiva o desenvolvimento da inteligência emocional em crianças e adolescentes, fazendo com que cada um consiga aprimorar suas habilidades, é possível melhorar seus pontos fracos e compreender que um diálogo claro é o caminho mais curto para superar dilemas.
Dessa forma, estão contribuindo para que esse ser humano em formação, cresça com mais segurança, empatia e autoconhecimento. Assim, ele se torna um profissional preparado, humanizado e com um maior potencial para uma carreira bem-sucedida.
Entre as habilidades socioemocionais mais procuradas por recrutadores e gestores, estão:
- Liderança;
- Comunicação;
- Empatia;
- Resiliência;
- Autoconhecimento;
- Confiança;
- Responsabilidade;
- Inteligência emocional.
Mas isso significa que uma pessoa, para se tornar um bom profissional, precisa ter todo esse conjunto de habilidades socioemocionais bem definido e desenvolvido? Não. Cada indivíduo tem a sua própria personalidade, sensibilidade e individualidade que farão aflorar diferentes habilidades ao longo da vida.
A importância de escolher um colégio que possui uma metodologia que vai além das disciplinas básicas
A escola é o local onde a criança e o adolescente passam boa parte do seu tempo. É nesse ambiente em que eles vão ter sua primeira socialização fora de seu núcleo familiar, vão aprender mais sobre hierarquia e limites, e irão se desafiar todos os dias a cada novo aprendizado.
Por isso, não há como, em pleno século XXI – com uma geração em que o diálogo e a saúde mental são tão necessários para driblar adversidades e diferenças –, um colégio oferecer apenas o básico, o conteúdo apostilado e técnico.
É fundamental que se aplique no dia a dia estímulos que priorizem o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes. E isso não significa aulas extras e complementares.
É possível, dentro de cada disciplina comum, e com orientação de psicólogos ou psicopedagogos, inserir temas, dinâmicas e debates que aflorem tais habilidades nas crianças e jovens.
Afinal, as habilidades socioemocionais são características que fazem parte de quem somos e são desenvolvidas conforme nos deparamos com as mais variadas situações, sejam elas positivas ou negativas.
As escolas precisam estar preparadas e conscientes de que dar liberdade para que seus alunos se expressem e exponham suas opiniões, angústias e emoções faz parte do processo educacional. Isso ajuda a facilitar a comunicação entre aluno e professor e, consequentemente, melhorar sua aprendizagem.
Tudo isso faz com que o indivíduo se torne um adulto mais confiante, consciente do seu papel na sociedade e resiliente, sendo capaz de passar por diferentes desafios, tirar lições e crescer a cada novo recomeço.
Viu só como a escolha adequada de um colégio que, além da qualidade técnica impecável, também preza pelo desenvolvimento socioemocional já nos primeiros ciclos escolares pode fazer toda a diferença para o futuro do(a) seu/sua filho(a)?
O Colégio Bahiense tem essa preocupação e trabalha para formar cidadãos seguros de si, preparados para enfrentar as adversidades da vida e alcançar o sucesso profissional.
Que tal conhecer mais sobre nossa metodologia de ensino? Aproveite e confira “4 Razões para escolher o Colégio Bahiense em 2022”.