Matricular seu/sua filho(a) em uma boa escola de Ensino Médio é fundamental para garantir um ótimo futuro acadêmico e profissional para o jovem.
Afinal, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica. Por isso, o colégio ideal precisa ter uma excelente infraestrutura e contar com os melhores profissionais para oferecer ao aluno o suporte necessário para as provas de vestibular e ENEM, além de propiciar outros ensinamentos para a vida.
Assim, a escola é responsável por preparar o estudante para o mercado de trabalho e para o futuro que se aproxima.
Para te ajudar a escolher a melhor escola de Ensino Médio para o jovem, preparamos alguns tópicos que você deve considerar antes de matriculá-lo em uma instituição de ensino. Confira!
Desempenho da instituição nos resultados anteriores do ENEM
O ENEM é a principal forma de ingresso às universidades públicas no Brasil. Levando isso em conta, a escola de Ensino Médio precisa ter um bom desempenho nos resultados anteriores do ENEM. Fique atento(a), pois essa é uma excelente maneira de atestar a qualidade do ensino.
Além disso, a instituição também deve contar com atividades específicas para ajudar os alunos a terem sucesso nesse exame e em vestibulares.
Assim, uma boa escola, além do suporte em sala de aula, promoverá atividades extras e projetos personalizados para o aluno conquistar uma nota boa no ENEM e, consequentemente, a tão sonhada aprovação em uma universidade.
Métodos e qualidade de ensino
Confira se o material didático da instituição de ensino é forte e competitivo, se é voltado para o ENEM e vestibulares e se foi adequado ao Novo Ensino Médio. Um bom colégio oferece materiais educacionais atualizados e avalia constantemente o desempenho de seus estudantes.
Além disso, verifique se a escola utiliza plataformas educacionais, metodologias modernas, ativas e engajadas de ensino e abordagens que propiciem a formação integral dos alunos.
>> Você também pode gostar de ler: 5 Benefícios que só alunos do Colégio Bahiense têm
Atenção ao aluno
Além de possuir uma infraestrutura de qualidade, a escola de Ensino Médio precisa se preocupar com o bem-estar e saúde mental dos seus alunos.
Afinal, precisamos considerar que a fase da adolescência é repleta de desafios e, também, frustrações e inseguranças com relação ao presente e futuro.
Por isso, a escola precisa ser para o jovem um ambiente de acolhimento, que potencialize os seus pontos fortes, ensine a lidar com suas frustrações e possibilite aprimorar a inteligência emocional. Em suma, ela deve auxiliar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Vale ressaltar que, para que tudo isso aconteça, a escola deve trabalhar com uma perspectiva de educação humanizada e acolhedora.
Corpo pedagógico
Na hora de escolher o melhor colégio para seu/sua filho(a), vale a pena conhecer o corpo pedagógico previamente.
Os professores precisam ser dedicados e ter as habilidades necessárias para desenvolver as competências dos alunos, assim como despertar o interesse deles pelo aprendizado.
Por isso, confira a experiência profissional do corpo docente, verificando o currículo e conhecendo pessoalmente as pessoas que ensinarão o jovem diariamente.
Além disso, é interessante ver se os coordenadores pedagógicos, assistentes e demais profissionais da equipe têm uma abordagem humanizada e próxima dos pais e responsáveis. Essa é uma ótima oportunidade para ter mais proximidade e estreitar as relações com a instituição de ensino.
Recomendações e referências de outros pais de estudantes do Ensino Médio
A reputação do colégio é um ponto que importa muito antes de considerar matricular seu/sua filho(a). Por isso, confira se há recomendações e quais são as referências de outros pais e ex-alunos sobre a instituição que você está pensando em investir.
Contar com a ajuda de pessoas que já passaram por esse processo é uma dica interessante para ter mais assertividade na escolha.
Também vale a pena dar uma espiada na presença on-line da escola de Ensino Médio, conferindo com calma o site, blog e as redes sociais da instituição.
Currículo complementar
Veja se a escola disponibiliza um currículo complementar, pois ele é muito importante para potencializar o desempenho dos alunos.
Dessa forma, avalie se há projetos relacionados ao ENEM e ao vestibular, assim como atividades extracurriculares que possam reforçar e acrescentar outros conhecimentos além do aprendizado obtido em sala de aula.
Além disso, o currículo complementar auxilia na descoberta das potencialidades do jovem, contribuindo significativamente para a escolha da profissão.
Com uma boa escola de Ensino Médio e, é claro, o apoio dos pais, seu/sua filho(a) certamente terá sucesso nos estudos e esforços para ingressar no Ensino Superior.
Quer saber mais? Então, confira também nosso conteúdo sobre como ajudar o(a) filho(a) a se preparar para o ENEM.