A educação básica no Brasil tem passado por diversas reformulações. Nos últimos anos, o Ensino Fundamental I e II mudou para uma nova nomenclatura e divisão: o Ensino Fundamental Anos Iniciais e o Ensino Fundamental Anos Finais.
Vale ressaltar que o Ensino Fundamental corresponde à etapa mais longa da Educação Básica. Assim, ele se inicia a partir dos seis anos e, normalmente, o ciclo é encerrado aos 14 anos.
Dessa maneira, cada etapa possui a sua grade curricular, objetivos e diferenças no que será estudado. Você sabe quais são eles? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
Conheça o Ensino Fundamental Anos Iniciais
Antes da nova reformulação, o antigo Ensino Fundamental I incluía a primeira até a quarta série. No entanto, com a aprovação da Lei 11.274, houve a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos escolares.
Dessa maneira, o Ensino Fundamental Anos Iniciais é composto por:
- 1° ano do Ensino Fundamental I;
- 2° ano do Ensino Fundamental I;
- 3°ano do Ensino Fundamental I;
- 4° ano do Ensino Fundamental I; e
- 5° ano do Ensino Fundamental I.
Assim, a matrícula das crianças deve acontecer a partir dos seis anos e vai até os 10 anos. Além disso, todas as crianças precisam estar alfabetizadas até a metade do 2º ano.
Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais
Normalmente, os alunos estudam a maioria das disciplinas da grade curricular com um único professor, com exceção das disciplinas complementares.
Carga horária dos Anos Iniciais
A carga horária é de 800 horas anuais, normalmente distribuídas em 200 dias letivos – sempre considerando a jornada mínima de 4 horas por dia.
Carga horária dos Anos Iniciais
A carga horária é de 800 horas anuais, normalmente distribuídas em 200 dias letivos – sempre considerando a jornada mínima de 4 horas por dia.
Foco e objetivo do Ensino Fundamental Anos Iniciais
O foco dos anos iniciais é a alfabetização da criança, assim como o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas, motoras e sociais.
Além disso, a abordagem pedagógica é direcionada para a aquisição de bons valores e atitudes, assim como a compreensão dos ambientes (natural, artístico, tecnológico, social, etc.).
Áreas do conhecimento do Ensino Fundamental Anos Iniciais
- Arte (incluindo música);
- Ciências;
- Educação física;
- Geografia;
- História;
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Ensino Religioso (facultativo).
Ainda, do sexto ao nono ano, além das áreas do conhecimento acima, há a opção de estudar mais duas: inglês e espanhol.
Entenda como funciona o Ensino Fundamental Anos Finais
Anteriormente, o Ensino Fundamental II era composto da 5ª a 8ª série. No entanto, com a reformulação, o Ensino Fundamental Anos Finais compreende do 6º ao 9º ano. Dessa maneira, a criança inicia a fase com 11 anos e finaliza com 14.
O segundo ciclo é composto por:
- 6° ano do Ensino Fundamental II;
- 7° ano do Ensino Fundamental II;
- 8° ano do Ensino Fundamental II; e
- 9° ano do Ensino Fundamental II.
Professores do Ensino Fundamental Anos Finais
Aqui, há um maior número de professores; normalmente, um para cada disciplina.
Carga horária do Ensino Fundamental Anos Finais
A carga horária é de, no mínimo, 800 horas, distribuídas nos 200 dias letivos.
Foco e objetivos do Ensino Fundamental Anos Finais
O foco dos anos finais é desenvolver a autonomia, despertar o protagonismo do estudante e, é claro, introduzir conteúdos mais complexos para que ele possa se preparar para o Ensino Médio.
Áreas do conhecimento do Ensino Fundamental Anos Finais
- Língua Portuguesa;
- Arte;
- Educação Física;
- Língua Inglesa.
- Matemática;
- Ciências;
- Geografia;
- História.
- Ensino Religioso.
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Principais mudanças do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais
Além de todas as mudanças que já citamos neste conteúdo, vale a pena, ainda, ressaltar algumas outras.
A primeira delas é que a Educação Básica precisa desenvolver, em todas as disciplinas, 10 competências gerais.
Portanto, a ideia é que as crianças e os adolescentes possam desenvolver diversas habilidades (cognitivas, emocionais e práticas), assim como valores e atitudes que ajudam a resolver as complexidades da vida cotidiana.
A estrutura da Base Nacional Comum Curricular é composta por áreas do conhecimento e componentes curriculares que, anteriormente, chamávamos de disciplinas ou matérias. Dessa forma, cada uma delas estimula competências específicas.
Todos os conteúdos são organizados por unidades temáticas, com suas respectivas habilidades, conhecimentos e objetivos.
Independentemente de qual fase do Ensino Fundamental seu/sua filho(a) está, é muito importante ajudá-lo(a) nessa transição, assim como nos deveres de casa. Afinal, acompanhar de perto o desempenho escolar é essencial para contribuir com a sua formação completa.
Veja como fazer isso na prática: “Como ajudar os filhos com as tarefas escolares?”.