Estudar sozinho para passar no vestibular ou ENEM é possível. Para isso, é preciso ter uma rotina regrada, ser responsável, se dedicar e, também, investir em planejamentos adequados.
Tanto os vestibulares quanto o ENEM são provas que exigem muitas horas de preparação. Afinal, trata-se de um momento desafiador e que, para se ter sucesso, é necessário adotar algumas táticas de estudo. Quer conhecer algumas delas?
Continue a leitura e confira seis dicas para passar no vestibular, mesmo estudando sozinho.
1. Realize provas e simulados anteriores
Para você treinar e exercitar o cérebro, nada melhor do que pegar provas de vestibulares anteriores da universidade que tem interesse em ingressar e realizar diversos simulados.
Assim, essa é uma maneira de colocar em prática os seus conhecimentos. Além disso, é uma grande oportunidade para “aprender com os erros”. Para otimizar o aprendizado, você pode rever as questões que errou e estudar mais sobre elas para, então, acertar em uma segunda oportunidade.
2. Tire proveito de tudo o que foi ensinado no colégio
Preste atenção nas aulas com muita atenção e tire proveito de tudo o que for ensinado no colégio. Além disso, participe de todos os projetos específicos para o vestibular e ENEM que a instituição de ensino oferecer, como monitorias, simulados, provas, oficinas de redação, entre outras atividades.
Lembre-se de que quanto mais conhecimento você adquirir, melhor. Portanto, não hesite em solicitar o apoio dos professores para tirar dúvidas, conferir algumas dicas de leitura e aprender mais.
3. Crie um cronograma e mantenha uma rotina de estudos para passar no vestibular
Estabelecer uma rotina é fundamental para que o seu organismo se “acostume” a estudar. Por isso, crie um hábito de estudos, sem deixar de lado a preparação para a redação – que costuma exigir muito tempo e dedicação.
Ainda, não deixe de incluir na sua rotina um tempo para cuidar de você. Os momentos de lazer e descontração com a família e amigos são muito importantes para relaxar e evitar a sobrecarga causada pelos estudos.
4. Use a internet a seu favor
Utilize a tecnologia e a internet como aliadas em sua preparação. Isso porque elas ajudam (e muito) a impulsionar os estudos.
Então, para passar no vestibular, aproveite para:
- assistir a videoaulas;
- baixar e usar aplicativos de estudos;
- trocar experiências com outros vestibulandos;
- seguir e acompanhar conteúdos de outros professores;
- e muito mais.
>> Você também pode gostar de ler: 8 aplicativos para ajudar a estudar para o vestibular.
5. Invista em um ambiente confortável para os estudos
Na hora de estudar, quanto menos intervenções do ambiente você tiver, melhor. Afinal, por mais que seja responsável e siga uma rotina regrada, as distrações podem atrapalhar.
Por isso, é essencial:
- estudar em um local arejado, iluminado e livre de barulhos;
- ter uma mesa e cadeira confortáveis;
- tomar cuidado com a postura;
- organizar os livros e materiais de estudo;
- deixar a televisão e outros dispositivos desligados; e
- manter o celular longe, preferencialmente no modo avião.
Assim, você terá mais foco e não vai deixar as interferências externas atrapalharem os seus estudos.
6. Jamais deixe de cuidar de sua saúde física e mental
Invista em uma alimentação saudável, durma bem e pratique esportes. Por mais que essas sejam dicas “óbvias”, elas são muito importantes para que você tenha disposição para estudar e passar no vestibular.
Portanto, é fundamental cuidar da saúde, tanto física quanto mental. Se for necessário, procure um psicólogo (ou outro profissional) para que ele possa te acompanhar nesse momento turbulento de sua vida.
Além disso, não deixe de sair com seus amigos e, como vimos anteriormente, ter momentos de diversão, pois eles também são essenciais para que você relaxe e consiga ter mais foco nos estudos, além de contribuírem para o bem-estar de forma geral.
Como você percebeu ao longo deste artigo, passar no vestibular estudando sozinho exige muita dedicação. Dessa forma, contar com uma boa rede de apoio familiar e escolar é muito importante para ter resultados positivos nos exames finais.
Por isso, estudar em um colégio que prepare os estudantes para esse momento da vida e que tenha uma proposta pedagógica atrativa e voltada para o futuro dos alunos deve ser uma prioridade.
Se você está em busca de um colégio para estudar, confira este outro artigo: “Provas de vestibular: como o Colégio Bahiense prepara os alunos”. Boa leitura!