Como estimular a criatividade dos filhos desde a infância?

É importante estimular a criatividade dos filhos desde cedo. Conheça algumas formas dos pais fazerem isso no dia a dia em casa.
Alunos do Colégio Bahiense vestidos de fantasias para estimular a criatividade

Estimular a criatividade dos filhos é primordial para os pais que desejam formar adultos mentalmente saudáveis e prontos para os desafios da vida. 

Os primeiros anos são os mais importantes no desenvolvimento da criatividade. De acordo com um estudo divulgado pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), até os 5 anos as crianças são extremamente criativas. Entretanto, com o passar do tempo essa habilidade vai diminuindo e apenas 2% dos indivíduos adultos continuam com a mesma capacidade de quando pequenos.

Dessa forma, estimular a criatividade em crianças de todas as idades é de extrema importância na formação da identidade e no desenvolvimento da resiliência, ou seja, da capacidade de enfrentar as adversidades.

A seguir, você vai conhecer diferentes formas de estimular a criatividade no dia a dia, ainda nos primeiros anos de vida da criança. Boa leitura!

7 maneiras de estimular a criatividade na infância

Confira as nossas dicas e comece a estimular a criatividade de seu/sua filho(a) hoje mesmo.

1. Leia histórias e brinque de faz de conta

Aluna do Colégio Bahiense usando a leitura para estimular a criatividade

Entregar o celular ou ligar a televisão em uma programação infantil são atividades muito mais fáceis para os pais que, na maioria das vezes, estão sobrecarregados com as tarefas do trabalho e de casa. Mas saiba que, assim, você não estará estimulando a criatividade dos filhos.

Então, é muito mais produtivo aproveitar os momentos de contar história, e as brincadeiras e faz de conta. As leituras infantis ajudam a trabalhar a mente dos pequenos, assim, uma boa dica é incentivar as crianças a criarem finais alternativos para os contos. Quando elas já souberem ler, deixe que escolham os livros conforme a preferência delas.

Brincar de faz de conta também é outra atividade que ajuda a estimular a criatividade e o desenvolvimento cognitivo, e contribui para a formação de um adulto que consiga resolver problemas mais facilmente. Portanto, deixe a criança ser livre e imergir no mundo da fantasia sem medo e sem receios.

2. Ofereça diferentes jogos e brinquedos para estimular a criatividade

Toda criança precisa de um tempo de qualidade para brincar. Assim, você não pode sobrecarregá-las com escola, atividades extracurriculares, e aulas extras. Embora essas tarefas da rotina sejam importantes, os pequenos precisam ter tempo para, simplesmente, brincar.

Dessa maneira, ofereça jogos e brinquedos diferentes, e deixe que a criança brinque como quiser. Evite o ímpeto de criticar ou de dizer como os brinquedos devem ser utilizados. Isso porque esse é o momento em que a criança vai explorar a sua criatividade e imaginação.

3. Possibilite o contato com a natureza

Muitas crianças vivem nas grandes cidades, isoladas em residências ou apartamentos, com pouco ou nenhum contato com a natureza. É hora de mudar este cenário! 

Mas como? Leve os pequenos para perto da natureza. Isso pode ser feito passando um final de semana em um sítio ou fazenda, acampando, passeando em parques, fazendo trilhas… e, se possível, ofereça um animalzinho de estimação.

4. Estimule o movimento do corpo

Aluna do Colégio Bahiense dançando ballet

Movimentar o corpo tem relação direta com o desenvolvimento da criatividade. Já bastam as horas que as crianças precisam ficar sentadas em sala de aula, você não acha?

Portanto, estimule os pequenos a realizarem atividades que gostem, em que o movimento seja algo natural: aulas de dança, futebol, teatro e lutas são alguns exemplos de atividades extracurriculares que podem ser oferecidas às crianças.

5. Proporcione contato com a música

Quando a criança é estimulada a escutar música desde pequena, ela se torna um adulto com capacidade muito maior de encontrar soluções para as questões do dia a dia. 

Portanto, proporcione contato, se possível diário, com a música. Mostre os diferentes ritmos e deixe que a criança escolha os que mais gostar para escutar e se movimentar livremente.

➡ Você também pode gostar de ler: 6 benefícios da música e da arte na Educação Infantil.

6. Leve a criança para conhecer novos lugares e culturas

Convenhamos, ver as mesmas coisas e fazer as mesmas atividades diariamente não ajuda a estimular a criatividade. A criança consegue imaginar cenários diferentes, entretanto, é imprescindível mostrar a elas o que há de diferente no mundo. 

Engana-se quem pensa que para conhecer novos lugares e culturas é preciso dispor de uma boa situação financeira. Para isso, você não precisa fazer grandes viagens. Provavelmente, na sua própria cidade, existem vários lugares diferentes e interessantes para serem visitados.

7. Estimule o desenvolvimento cognitivo dos pequenos

O desenvolvimento cognitivo é porta de entrada para diversos outros processos mentais e conhecimentos que as crianças vão adquirir ao longo do tempo. 

Por isso, ele é super importante, inclusive, para estimular a criatividade e as formas de expressão. 

Para saber mais sobre isso, aproveite e leia também: “Desenvolvimento cognitivo infantil: 6 atividades para estimulá-lo”.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp