Como escolher o colégio ideal para meu filho?

Escolher o colégio ideal para seu filho não precisa ser uma missão impossível. Confira alguns fatores que você deve considerar.

Pais, seja no início da vida escolar do seu(a) filho(a) ou mesmo durante, se encontrarão neste dilema: como escolher o colégio ideal? De fato, essa não é uma tarefa fácil e tampouco pode ser solucionada da noite para o dia.

Mas escolher o colégio ideal também não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta considerar alguns pontos-chave para, dentre tantas opções, acertar na escolha. Afinal, no colégio é onde a criança ou adolescente irá passar boa parte do seu tempo.

Que tal conhecer algumas questões a serem consideradas antes de escolher o colégio ideal para seus filhos? Vamos lá! 

Como escolher o colégio ideal para meu filho? Confira 4 pontos fundamentais a avaliar na sua escolha!

aluno do colégio ideal posando para foto

É importante que antes de matricular seu/sua filho(a) em uma escola, você busque por uma instituição de ensino que tenha credibilidade, critérios, propostas e conduta ética compatíveis com a sua família. Veja quatro dos principais pontos a serem observados.

1. Tradição e reputação

Todo colégio tem um histórico na sociedade em que está inserido. Busque por informações que ajudam a contar a história da escola pesquisada. Quais os grandes feitos alcançados, qual a fama entre pais, ex-funcionários e colaboradores?

Converse com pais de alunos de diferentes períodos e faixas etárias. Busque por redes sociais e todo rastro virtual que a instituição possui. Essa pesquisa de campo ajuda a esclarecer muitos pontos e a conhecer melhor o local e a fama do colégio.

2. Metodologia de ensino

A metodologia de ensino, proposta curricular e base pedagógica. Aqui é importante que os pais e responsáveis analisem se o perfil educativo da escola casa com os princípios que almejam para seu/sua filho(a).

Assim, avalie se ele possui uma metodologia mais rígida ou mais liberal, se tem ideologia religiosa, se aborda sexualidade, se propõe ensino com base em experiências, vivências e exemplos lúdicos, se utiliza material didático próprio ou se faz uso de apostilas de sistemas de ensino de parceiros, entre outros pontos. E escolha o que for mais relevante para sua família.

3. Atividades extracurriculares

Dança (ballet, sapateado, e jazz), futebol, natação, judô, clube de leitura, laboratório de informática, preparação para o vestibular…

Atividades que fogem do básico e do comum, e que podem ajudar no desenvolvimento social, intelectual, psicológico e criativo dos jovens, podem ser diferenciais muito importantes ao escolher um colégio para os(as) filhos(as).

4. Desempenho no ENEM e em vestibulares

Escolher uma escola que acompanha o aluno do ensino infantil ao ensino médio, o preparando de maneira completa e segura para provas do ENEM e dos vestibulares mais concorridos do país, hoje, é considerado o básico.

Confira o ranqueamento da escola e o desempenho dos alunos, e faça a escolha mais assertiva para o futuro de seu/sua filho(a).

Pontos que também merecem atenção na hora da escolha!

Aluno do Colégio Bahiense do ensino fundamental deitado no chão lendo um livro, focado em plano principal na imagem

Acima mostramos os principais pontos a serem considerados, analisados e discutidos antes de escolher o colégio ideal. Mas outros aspectos igualmente importantes merecem a atenção dos pais e responsáveis. São eles:

  • Comprometimento com a educação;
  • Valores morais e éticos;
  • Qualificação dos professores;
  • Localização;
  • Segurança dentro e nos arredores da escola;
  • Instalações e espaço físico adequados e adaptados;
  • Parcerias e projetos;
  • Facilidades na hora de matricular mais de um(a) filho(a).

Com a alta demanda no mercado, muitas vezes, levantar tais pontos pode parecer difícil. Uma dica é pesquisar com calma e não deixar para última hora. O ideal é que se pesquise pelo menos 6 meses antes de efetuar a matrícula ou solicitar a transferência de seu/sua filho(a).

Com as redes sociais é cada vez mais fácil coletar informações e acompanhar um pouco da rotina dos alunos e da instituição de ensino. Fique atento(a) e limite-se sempre a duas ou três possíveis instituições de ensino para que sua avaliação fique mais focada.

O colégio ideal para seu/sua filho(a) deve ser um ambiente sério e acolhedor, que compartilha toda a experiência de educar com os pais e responsáveis. Com a absoluta certeza do que faz e de como faz.

E se você está em busca de um colégio para matricular seu/sua filho(a), que tal saber mais sobre a proposta do Bahiense? Confira “4 razões para escolher o Colégio Bahiense em 2022

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp