Engana-se quem pensa que as brincadeiras são meras atividades para distrair e entreter a criança. Mais do que isso, elas são essenciais para o desenvolvimento infantil.
De acordo com as professoras de Educação Infantil, Liliane Ayres e Marinês Riveiro, “A criança, ao brincar, pensa e analisa sobre sua realidade, cultura e o meio em que está inserida, discutindo sobre regras e papéis sociais. Ao brincar, a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem e pensamento”.
Por meio de brincadeiras, a criança desenvolve diversas habilidades básicas, aprende a dividir e a se relacionar, melhora a concentração e o raciocínio — dentre inúmeros outros benefícios.
Inclusive, você sabia que o direito de brincar é garantido pela ONU e pela Constituição brasileira? Afinal, ele é considerado a base para o aprimoramento das competências — que serão importantes para toda a vida.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e veja como as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento infantil. Boa leitura!
Estimulam o desenvolvimento de novas habilidades
Por meio do brincar, a criança desenvolve habilidades como criatividade, coordenação, paciência, concentração, cooperação, raciocínio lógico, imaginação e muitas outras.
Ela cria, recria, experimenta, imita, lida com pequenos problemas e desenvolve habilidades socioemocionais que podem ajudar na hora de conviver em sociedade.
Dessa forma, as brincadeiras exercitam os processos mentais, impulsionando o desenvolvimento infantil e, é claro, a aprendizagem.
- Brincadeiras que estimulam o desenvolvimento de habilidades: jogos de cartas, pular corda, pintura e dobradura.
Desenvolvem a coordenação motora ampla e fina
A coordenação motora — capacidade que o corpo tem de realizar determinado movimento — é fundamental para o bom desenvolvimento infantil. E ela se divide em ampla e fina.
Na coordenação motora ampla, a criança movimenta e desenvolve os músculos maiores. Já na coordenação motora fina, há o desenvolvimento dos músculos pequenos, como das mãos e pés.
- Brincadeiras que desenvolvem a coordenação motora ampla: atividades esportivas, como correr, pular, jogar bola, etc.
- Brincadeiras para desenvolver a coordenação motora fina: desenhar, pintar, brincar com massinha de modelar, dentre outras.
Estimulam o desenvolvimento cognitivo
O desenvolvimento cognitivo envolve uma série de processos de aprendizagem, tais como o raciocínio lógico, o pensamento crítico, a memória, a flexibilidade de tarefas, a execução de atividades e muito mais.
Portanto, as brincadeiras que estimulam esse tipo de desenvolvimento são importantes para aprimorar a capacidade que a criança tem de analisar e resolver situações e problemas.
Da mesma maneira, elas contribuem para que os pequenos se mantenham mais focados e atentos.
- Brincadeiras que possibilitam o desenvolvimento cognitivo: jogos de adivinhação, brincadeiras como “estátua”, jogos de tabuleiro, etc.
Incentivam o relacionamento social
Outro papel muito importante das brincadeiras para o desenvolvimento infantil é que elas promovem o relacionamento social.
Dessa forma, ao brincar com outras crianças e adultos, a criança aprende a dividir, esperar a sua vez, trabalhar em equipe e a tomar as melhores decisões. Até mesmo as atividades mais simples desenvolvem o lado social da criança.
Assim, as brincadeiras ajudam a fazer a criança a aprender a respeitar as diferenças, a socializar e a compartilhar.Brincadeiras para o aprimoramento social: blocos de construção, amarelinha, mapa do tesouro, teatro de fantoches, pega-pega, dentre outras.
Promovem a diversão
A diversão é o ponto principal na hora das brincadeiras. Quando a criança brinca, ela aprende sorrindo, pulando, correndo e se divertindo.
O “faz de conta” e a capacidade de imaginação atrelados a este momento são essenciais para estimular a criatividade, e tudo isso contribui para o processo de aprendizagem.
Além de todos os benefícios citados, as brincadeiras ainda fortalecem os laços familiares e criam momentos únicos, que poderão ser sempre recordados.
- Brincadeiras que promovem muita diversão: mímica, karaokê, “stop”, pintura, gato mia, etc.
As brincadeiras são ótimas formas de promover o desenvolvimento infantil, e é muito importante estimulá-las. Elas ampliam diversas habilidades, desenvolvem a coordenação motora, estimulam o desenvolvimento cognitivo e, ainda, promovem o relacionamento social.
Outra atividade muito interessante que possibilita o desenvolvimento infantil é a leitura. Quer saber como? Confira também 5 dicas para estimular a leitura nas crianças.