A troca de escola é sempre um momento repleto de incertezas e inseguranças, principalmente para as crianças. Assim, adaptar-se à nova escola exige tempo e paciência, pois é um período desafiador, em que os medos dos pequenos devem ser superados.
A escola, assim como a família, tem um papel fundamental para superar esse novo desafio. Por isso, ressaltamos a importância da parceria família-escola como facilitadora do processo de adaptação do aluno.
Ambas precisam criar um ambiente confortável e acolhedor para que a criança se sinta interessada e estimulada a fazer parte da nova escola. Afinal, ela terá um misto de sentimentos, pois são novas regras, uma nova rotina, novos amigos e um ambiente diferente.
Venha conosco e aprenda como ajudar seu/sua filho(a) a se adaptar à nova escola. Acompanhe a leitura!
Faça o possível para deixar a criança confortável
É natural que a criança se sinta desconfortável com a mudança. Essa nova realidade pode ser muito assustadora e frustrante para os pequenos. Por isso, os pais têm o poder e o desafio de tornar esse momento mais confortável.
Sendo assim, esteja sempre presente e disponível para a criança, e explique como funcionará cada passo do processo.
Além disso, você precisa mostrar que está confiante com o novo colégio, para passar tranquilidade à criança.
Isso facilita o processo de aceitação, pois as crianças se sentem mais seguras e passam a compreender a mudança de escola.
Mantenha um diálogo constante
Converse com a criança e mostre as suas impressões positivas sobre a nova escola, ressaltando os pontos interessantes que direcionaram a sua escolha. Ter esse diálogo sincero é importante para que ela se sinta mais confiante.
Da mesma maneira, ouça o que o(a) pequeno(a) tem para falar, escutando os seus medos, anseios e expectativas. Discuta isso abertamente, e tente passar segurança e acolhimento.
Mostre que você está do lado da criança para o que der e vier. Assim, ela se sentirá mais confortável em recorrer aos pais para contar como está sendo o seu dia a dia na escola. Também é o momento ideal para passar instruções e orientar a criança, para que ela saiba o que fazer nos primeiros dias.
Conte com a ajuda da nova escola
Esteja sempre presente na vida escolar de seu/sua filho(a) e comunique-se com a escola, para que ela possa ajudar a tornar esse momento de mudança mais agradável e confortável para a criança.
Além disso, mantenha uma relação direta e próxima com os professores, mostrando interesse pelas atividades realizadas pela criança. Afinal, a proximidade entre família e escola é muito importante para o desenvolvimento do(a) aluno(a).
Se a escola tiver programas extracurriculares, aproveite para matricular seu/sua filho(a) nas tarefas que ele(a) demonstrar interesse.
Reforce os aspectos positivos dessa mudança
Certamente, a nova escola terá diversos pontos positivos, como atividades extracurriculares, ambientes interessantes, boas instalações, entre outros. Então, é importante reforçá-los para a criança.
Isso reduz os sentimentos de ansiedade e medo, envolve o(a) pequeno(a) e estimula sentimentos agradáveis, para se criar boas expectativas.
Incentive novas amizades
As amizades são muito importantes em todas as fases da vida, principalmente na infância. As relações interpessoais estimulam a confiança e tornam o processo de mudança mais agradável.
De acordo com Garcia e Pereira, “As crianças em processo de fazer amigos têm maior probabilidade de se comunicar claramente, se autorevelar mais frequentemente e resolver mais eficazmente conflitos”.
Por isso, incentive as novas amizades, dentro e fora do ambiente escolar. Encoraje seu/sua filho(a) a fazer novos amigos e, se possível, propicie que a criança mantenha os amigos que tinha antes da nova escola.
Crie momentos para que esses dois ciclos de amizade se cruzem, como festinhas, passeios, noite do pijama e outras atividades de interação social que possam contribuir para o bem-estar da criança.
Vale ressaltar que as crianças tímidas costumam ter mais dificuldade para socializar e fazer novas amizades. Quando você muda seu/sua filho(a) de escola, esse sentimento acaba se tornando mais nítido.
Porém, é importante não deixar que a timidez atrapalhe a vida do pequeno, pois isso pode prejudicar o seu desenvolvimento e desempenho. Confira, neste outro conteúdo, dicas para não deixar a timidez atrapalhar a vida escolar do seu/sua filho(a).