Adolescência na escola: 8 problemas que podem afetar os jovens

Existem diversos problemas que os jovens podem enfrentar durante a fase da adolescência na escola. Conheça um pouco mais sobre eles.
Adolescente em frente ao banner “habilidades socioemocionais”

A adolescência na escola é uma fase complicada para a maioria dos jovens. Durante esse período, os adolescentes passam por diversas mudanças corporais, hormonais e comportamentais, que podem afetar o desempenho acadêmico e o bem-estar emocional.

Em decorrência disso, os estudantes enfrentam uma série de desafios na última etapa da educação básica, desde a pressão para obter boas notas até questões de relacionamento com os colegas e de adaptação a um ambiente social mais complexo. 

Neste artigo, abordaremos os principais problemas que afetam a adolescência na escola. Continue a leitura e saiba mais!

8 problemas comuns da adolescência na escola

Alunas do Colégio Bahiense em parceria representando a adolescência na escola

Entender os problemas que podem afetar os seus filhos e como lidar com eles ajudará a proporcionar uma boa adolescência na escola. Veja, a seguir, quais são eles.

1. Bullying

O bullying é um problema sério na adolescência e fonte de grande angústia para os jovens. Essa prática assume muitas formas, como agressões e violência física e psicológica. 

Além disso, por consequência, causa uma série de problemas emocionais e comportamentais, como baixa autoestima, ansiedade e depressão.

2. Depressão

Uma condição séria que pode afetar a vida dos adolescentes de diversas maneiras é a depressão. Os principais efeitos dessa doença psiquiátrica são falta de motivação, baixo rendimento escolar, isolamento social, entre outros problemas emocionais. 

Caso os pais suspeitem que o filho está passando por um quadro depressivo, é preciso fazer acompanhamento profissional para obter o diagnóstico e oferecer a ajuda e o tratamento necessários. 

3. Baixo rendimento escolar

O baixo rendimento escolar costuma ser um problema que causa impactos significativos na motivação, autoestima e perspectivas futuras do aluno. 

Existem muitas razões pelas quais os adolescentes têm queda de desempenho nos estudos. Entre elas, as mais comuns são dificuldade em se concentrar, falta de motivação, problemas em casa, ausência de ambições, uso constante de eletrônicos, indisciplina, entre outros.

4. Estresse

Infelizmente, o estresse é uma realidade cada vez mais comum para muitos adolescentes, especialmente aqueles que estão se preparando para as provas do Enem e de vestibulares ou enfrentando outros desafios na escola. 

Levar uma vida estressante causa diversos problemas físicos e emocionais, incluindo dor de cabeça, irritabilidade, falta de paciência, ansiedade e dificuldade em dormir que, consequentemente, afetam o desempenho escolar.

5. Ansiedade

Outro problema comum entre adolescentes é a ansiedade. Ela é desencadeada por uma série de fatores, desde pressão para ter bom desempenho na escola até conflitos familiares ou sociais. 

O sentimento, ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso, gera inúmeros sintomas físicos e emocionais. Por isso, se você tem um filho ou filha com ansiedade exagerada, não deixe de procurar ajuda profissional.

6. Timidez

A timidez é caracterizada pelo indivíduo que se sente desconfortável, envergonhado, nervoso ou inseguro. Até certo nível, a timidez é normal, entretanto, ela não deve impedir os jovens de fazerem coisas normais, como fazer amigos, se comunicar com os colegas e pedir ajuda ao professor. 

Se seu/sua filho(a) for tímido(a) a ponto de se isolar, afetar sua autoconfiança, autoestima e desempenho escolar, é hora de procurar ajuda.

7. Uso excessivo de eletrônicos

Menina e menino do Ensino Médio do Colégio Bahiense usando um tablet

O uso excessivo de eletrônicos, como smartphones, computadores e vídeo games, se não controlado, se torna prejudicial aos adolescentes, causando dores de cabeça, fadiga ocular, sedentarismo e alterações na coluna vertebral devido à má postura. 

Além disso, pode afetar a qualidade do sono e a capacidade do adolescente de se concentrar na escola.

8. Insegurança

A insegurança é um problema emocional recorrente na adolescência, sobretudo se tratando de relacionamentos com os colegas e a formação de identidade. 

Os adolescentes comumente se sentem inseguros em relação à própria aparência, personalidade ou competências, o que pode levar a baixa autoestima, ansiedade e outros conflitos emocionais. Portanto, os pais devem ajudar os filhos a desenvolver a confiança em si e em suas habilidades.

Além dos problemas relacionados à adolescência na escola já mencionados, um dos maiores desafios que os adolescentes enfrentam é escolher uma carreira profissional ainda no Ensino Médio. Para muitos, a escolha da profissão é um processo difícil e estressante, por isso, é normal que os adolescentes se sintam perdidos ou sobrecarregados com a quantidade de opções disponíveis.

Nessa difícil etapa na vida dos adolescentes, os pais podem oferecer apoio e suporte para tomarem a decisão certa. Confira “4 formas de ajudar seu filho na escolha da profissão” e saiba como orientá-lo.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp