Participar da vida escolar dos filhos é fundamental para criar uma relação saudável e harmônica entre a família e a escola. Afinal, quando os pais estão atentos sobre como é o dia a dia na instituição de ensino, o aprendizado melhora, os filhos sentem que seus esforços estão sendo valorizados, os laços são estreitados e a comunicação se torna mais aberta e transparente entre a família e o colégio.
Além disso, participar da vida escolar dos filhos é importante para ajudar a criar boas condições para o aprendizado.
A notícia boa é que existem diversas formas de fazer isso. Quer saber quais são elas? Continue a leitura deste artigo e confira 7 maneiras de participar da vida escolar de seus filhos.
1. Pergunte sobre o dia a dia da criança
Uma boa forma de ser mais participativo(a) na educação de seus filhos é perguntando-lhes sobre o dia, o que aprendeu, quais foram as atividades que mais gostaram, etc.
Portanto, questione sobre as matérias, os colegas, a professora e, até mesmo, sobre os ambientes do colégio.
Essa é uma forma inteligente de fazer com que a criança se expresse, contando com suas palavras como está sendo a sua experiência naquela instituição.
Além disso, também é a oportunidade ideal para você analisar como está sendo o cotidiano da criança na escola.
2. Ajude nos trabalhos e no dever de casa
Esteja sempre presente para ajudar a criança no desenvolvimento de trabalhos, deveres de casa e tarefas escolares. Mas atente-se: nunca faça as atividades por ela.
Assim, acompanhe a realização das tarefas, ajude a reforçar o conteúdo e a explicar de outra maneira as questões que seu/sua filho(a) ficou com dúvida.
No entanto, deixe-o(a) livre para dar suas próprias opiniões, errar (se for o caso), apagar e fazer de novo.
3. Dê prioridade às reuniões de pais e outros eventos escolares
Sabemos que o dia a dia dos pais é sempre muito conturbado e nem sempre dá tempo para organizar todas as atividades que gostariam na rotina.
Dessa maneira, acabam negligenciando — mesmo que isso não aconteça de forma proposital — as reuniões e a participação de eventos na escola.
Porém, para participar da vida escolar de seu/sua filho(a), você deve priorizar tanto as reuniões quanto os outros eventos escolares, como festas, feiras, exposições, entre outros.
Estar presente nesses momentos, inclusive, será importante para a criança, que se sentirá mais confiante e verá que pode contar com você.
4. Convide os amigos da criança para atividades em casa
Quando possível, convide os amigos da criança para atividades na sua casa — seja para participarem de uma festa de aniversário, assistirem a um filme, brincarem juntos ou fazerem uma noite do pijama.
Além de ser muito divertido e as crianças amarem esse tipo de evento, é uma forma para conhecer melhor os amigos de seu/sua filho(a). Também é uma boa oportunidade para conversar com outros pais e trocar experiências.
5. Mantenha um canal aberto de comunicação com a escola
Atualmente, existem diversas formas de comunicação entre pais e escola, como por ligação, e-mail, WhatsApp, redes sociais e aplicativos escolares. Portanto, sempre mantenha pelo menos um desses canais disponíveis para que a escola possa fazer contato quando necessário e vice-versa.
Também é muito bacana interagir com as redes sociais do colégio, para mostrar que você está acompanhando e incentivando as atividades da instituição.
6. Incentive os estudos
Seja você o grande incentivador de seus filhos! Estimule a criança a estudar e elogie muito os aprendizados. Confira algumas maneiras de fazer isso:
- revise e elogie os trabalhos;
- parabenize a criança pelo capricho;
- dê ideias de livros para a criança pegar na biblioteca;
- promova debates sobre assuntos estudados na escola;
- assista filmes e séries educativos com a criança.
Essas e muitas outras ideias são interessantes para estimular a criança a desenvolver o gosto pelos estudos.
7. Participe da vida escolar, mas não pressione
Muitos pais acabam confundindo a participação na vida escolar dos filhos com pressioná-los a ter um bom desempenho. Porém, essa atitude, ao invés de motivar, pode prejudicar o interesse da criança pelos estudos.
Para participar da vida escolar dos filhos diariamente e de forma positiva, sem pressionar, você deve orientar a criança, demonstrar interesse legítimo pelas atividades, motivar, reforçar ações positivas e estimular o desenvolvimento socioemocional.
Afinal, ser ativo(a) na educação dos filhos é algo em que todos ganham: a escola, os próprios pais e a criança.
Gostou de saber sobre como é possível participar mais ativamente da vida escolar de seu/sua filho(a)? Se sim, confira também o nosso conteúdo sobre como ajudar os filhos a desenvolverem suas habilidades socioemocionais, entendendo a importância delas para o desenvolvimento integral das crianças.