Motivar os estudos dos jovens costuma ser um grande desafio para os pais. Afinal, a adolescência é uma fase de descobertas e as distrações estão presentes o tempo inteiro — principalmente com o advento das novas tecnologias.
Por isso, encontrar maneiras eficientes de incentivar os estudos na adolescência é uma forma de contribuir com o aprendizado dos filhos e até mesmo com a escolha da profissão.
Sabemos que cada caso é um caso, pois existem muitos jovens disciplinados e apaixonados pelos estudos. Porém, se esse não é o caso de seu/sua filho(a) adolescente, não se preocupe, pois é uma situação bem comum.
No entanto, saiba que existem algumas formas de ajudar. Por isso, elaboramos 6 maneiras de motivar os estudos na adolescência. Confira!
1. Proporcione um ambiente tranquilo e adequado para os estudos
A escola conta com uma infraestrutura estratégica para favorecer e impulsionar o aprendizado. Em casa, o ideal é que isso também aconteça.
Por isso, crie um ambiente exclusivo para que o jovem se sinta tranquilo e seguro, podendo, com facilidade, concentrar-se e mergulhar nos estudos.
O ambiente precisa, de preferência, ter uma boa iluminação, ser silencioso, ter uma mesa e uma cadeira confortável. Da mesma maneira, não pode haver espaço para distrações, como televisão e videogames.
2. Reconheça os pequenos esforços e conquistas do(a) filho(a)
O adolescente tirou uma boa nota em uma prova? Elogie. Ele teve um argumento com um pensamento “fora da caixa”, que demonstrou inteligência emocional em uma discussão? Parabenize-o(a).
Reconhecer esses pequenos esforços e conquistas é uma forma de motivar os filhos nos estudos. Isso porque o reforço positivo demonstra que os pais estão dando apoio em cada desafio e em cada vitória.
Assim, o adolescente começa a valorizar esses pequenos momentos e se interessa em continuar se dedicando. Além disso, quando você elogia o jovem, isso contribui para o desenvolvimento da confiança, autoestima e independência.
3. Ofereça momentos de lazer e relaxamento
Por mais que o adolescente tenha um objetivo, como passar no vestibular ou Enem, é importante intercalar os momentos de estudo com os de lazer e relaxamento.
Isso evita estresse e tensão, contribuindo para que haja mais foco no estudo. Assim, as atividades de lazer são muito importantes para melhorar o desempenho escolar e, também, para ter mais qualidade de vida.
Lembre-se de que o equilíbrio entre as responsabilidades, o lazer e o descanso é uma dica importante para toda a vida.
Assim, incentive atividades fora da escola, para que o adolescente tenha esses momentos mais tranquilos no dia a dia.
4. Mostre a importância dos estudos para o futuro
A discussão sobre a importância dos estudos deve fazer parte da rotina da família. Entenda qual é o ponto de vista de seu/sua filho(a), respeite as suas ideias e sempre o(a) incentive a estudar.
O adolescente não deve ver o estudo como uma obrigação, pois precisa desenvolver habilidades que permitam se dedicar para se dar bem no futuro e alcançar os seus objetivos.
Afinal, devemos nos lembrar que o estudo é uma forma de preparar o jovem para o futuro.
5. Proponha métodos de estudo mais atrativos
Além dos recursos tradicionais de ensino, para motivar os estudos, invista em outras atividades que estimulem o aprendizado, como filmes, séries e vídeos no YouTube.
Além disso, os jogos (digitais ou não) também são opções interessantes para implementar na rotina.
De acordo com a autora Fortuna, “enquanto joga, o aluno desenvolve a iniciativa, a imaginação, o raciocínio, a memória, a atenção, a curiosidade e o interesse, concentrando-se por longo tempo em uma atividade. Cultiva o senso de responsabilidade individual e coletiva, em situações que requerem cooperação e colocar-se na perspectiva do outro”.
Portanto, a gamificação também é uma ótima ideia para despertar o interesse do jovem em estudar e, ainda, faz com que ele aprenda de uma forma diferente e atrativa.
6. Converse e busque entender o que está acontecendo
Se você tentou de tudo e, mesmo assim, o jovem não está querendo estudar, é preciso ter um pouco mais de paciência.
Adotar uma postura autoritária, obrigando o adolescente a estudar, pode não ser a estratégia mais eficaz.
É importante estar ao lado de seu/sua filho(a), oferecendo um bom suporte emocional. Para isso, converse com ele para compreender o que está acontecendo, quais são os problemas, a sua visão e os seus objetivos.
Mostre que você quer ajudá-lo(a) e que está ao seu lado para enfrentar qualquer obstáculo.
Além disso, vale ressaltar que a instituição de ensino tem uma forte influência na hora de motivar os alunos. Afinal, a metodologia utilizada faz toda a diferença para despertar o seu interesse, prender a atenção e promover o conhecimento.
Por fim, para motivar os estudos, os pais precisam ter e manter uma boa relação com os filhos. Quer saber como fazer isso? Leia também: “como manter um bom relacionamento entre pais e adolescentes”.