5 métodos de estudo para melhorar o desempenho escolar

Conheça 5 métodos de estudo eficazes para você melhorar seu desempenho escolar e enfrentar os desafios acadêmicos.
Aluno do Colégio Bahiense segurando caderno e posando para foto enquanto sorri e aponta para a logo do Colégio Bahiense em sua camisa branca de uniforme

Para os estudantes de hoje, investir em bons métodos de estudo se torna essencial diante de tantas expectativas e pressões que enfrentam. Isso porque é esperado que eles dominem idiomas, conteúdos escolares e matérias do cursinho pré-vestibular, aprimorem suas habilidades em redação, entre inúmeras outras responsabilidades.

Essa intensa demanda de estudo exige um esforço significativo. Portanto, diante desse cenário desafiador, é fundamental encontrar novas formas de aprender para assimilar melhor o conteúdo e otimizar os estudos. 

A seguir, mostraremos alguns métodos de estudo que podem ajudar você a se preparar para alcançar o sucesso acadêmico.

5 métodos de estudo para se dar bem nas provas

Confira alguns métodos de estudo para você melhorar as suas notas e se preparar para os desafios acadêmicos.

1. Mapa mental

O mapa mental é uma técnica de estudo que consiste em criar um diagrama visual para organizar informações e conectar conceitos. Assim, ele é utilizado para sintetizar e estruturar o conteúdo estudado, facilitando a compreensão e a memorização. 

Para fazer o mapa mental, começa-se com uma ideia central no centro do mapa e, a partir dela, ramificam-se tópicos relacionados. 

Dessa maneira, a técnica possibilita uma visão ampla do assunto, estimula a criatividade e ajuda a fazer associações entre diferentes elementos – o que contribui para um melhor desempenho escolar.

2. Método Robinson (EPL2R)

Alunos do Colégio Bahiense utilizando métodos de estudo para prova

O método Robinson, também conhecido como EPL2R (Explorar, Perguntar, Ler, Rememorar e Repassar), é um dos métodos de estudo que visa aprofundar a compreensão e a memorização do conteúdo. 

Dessa maneira, consiste em seguir cinco etapas sequenciais no seu plano de estudos:

  • Explorar: faça uma prévia do material, observando os títulos, subtítulos e elementos visuais, pois isso ajuda a ter uma visão geral do conteúdo;
  • Perguntar: formule perguntas sobre o que você espera aprender com a leitura. Isso ativa sua curiosidade e orienta sua atenção para os pontos-chave;
  • Ler: leia o material atentamente, sublinhando ou fazendo anotações dos pontos importantes. Além disso, tente responder às perguntas formuladas na etapa anterior;
  • Rememorar: após a leitura, recite em voz alta ou escreva resumos dos principais pontos. Isso ajuda a internalizar o conhecimento e identificar áreas que precisam ser revisadas;
  • Repassar: faça uma revisão do material, focando nos pontos mais desafiadores. Assim, revise suas anotações e verifique se você pode responder às perguntas formuladas anteriormente.

3. Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo. Ele consiste em dividir o tempo de estudo em intervalos de trabalho de 25 minutos, chamados “pomodoros”, seguidos de breves pausas de 5 minutos. 

Após quatro pomodoros, faz-se uma pausa mais longa, de cerca de 15 a 30 minutos. 

Essa abordagem ajuda a manter o foco na sua rotina de estudos, evita a fadiga mental e melhora a produtividade ao aproveitar os períodos de concentração intensa, intercalados com intervalos de descanso.

4. Simulados

Quando o assunto é estudar sozinho, fazer simulados é muito eficiente para melhorar o desempenho escolar. 

Esse é um dos métodos de estudo que consiste em realizar testes práticos que reproduzem o formato e o conteúdo dos exames reais. 

Na prática, eles possibilitam:

  • familiarizar-se com o estilo das perguntas;
  • testar conhecimentos;
  • identificar pontos fracos; e
  • fortalecer habilidades de gerenciamento de tempo. 

Além disso, os simulados ajudam a reduzir a ansiedade e aprimorar o desempenho nas avaliações.

5. Autointerrogação

Alunos do Colégio Bahiense em sala de aula

A autointerrogação é um dos métodos de estudo em que o aluno faz perguntas relacionadas ao conteúdo que está estudando, aprofundando a compreensão do material. 

Ao se questionar e responder, o estudante se envolve ativamente no aprendizado, fortalecendo a memória e promovendo uma compreensão mais profunda. 

Dessa forma, essa abordagem auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico e pode resultar em um melhor desempenho acadêmico.

Manter uma boa rotina de estudos no Ensino Médio é essencial para se preparar para enfrentar os próximos desafios escolares, como as provas do ENEM e de vestibulares, além da escolha do curso, que pode causar ansiedade em muitos estudantes.

Que tal uma ajudinha com isso? Leia também: “Como se preparar para a faculdade ainda no Ensino Médio?”.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp