A música e a arte na Educação Infantil são ótimos recursos que ajudam a estimular o desenvolvimento das crianças e a melhorar o seu rendimento escolar.
Engana-se quem pensa que, no âmbito escolar, essa abordagem inclui apenas atividades de cantar, desenhar e colorir para, unicamente, proporcionar diversão às crianças.
O estudo da música e da arte na Educação Infantil vai muito além. Isso porque essas ferramentas só trazem vantagens tanto para a vida escolar quanto pessoal e, futuramente, profissional.
Se você se interessou sobre esse tema, continue a leitura. A seguir, falaremos sobre seis dos principais benefícios da música e da arte para o desenvolvimento dos alunos. Acompanhe!
1. Ajudam na coordenação motora
Desenvolver a coordenação motora na infância (capacidade de realizar movimentos específicos, como: recortar, pintar, escrever e manusear objetos) é muito importante e deve ser estimulada quanto antes. E as atividades de arte contribuem – e muito – para o desenvolvimento infantil.
Por exemplo, enquanto a criança desenha com um giz de cera, ela aprende a realizar o movimento de pinça, que auxilia no aprimoramento da percepção espacial e do equilíbrio. Além disso, essa atividade melhora a flexibilidade para aprender a desenhar as letras e os números.
2. Desenvolvem a criatividade
O desenvolvimento da criatividade é um dos principais benefícios da música e da arte na Educação Infantil. Afinal, aflorar o senso criativo ajuda a acelerar o processo de aprendizagem, melhorando, também, o desempenho escolar.
Por meio da literatura, das canções e das artes, no geral, os pequenos aprendem a interpretar o mundo e a explorar a sua imaginação. Essas competências são fundamentais para a expressividade das crianças, que aprendem a criar inúmeras possibilidades a partir de uma ideia.
3. Auxiliam no desenvolvimento da linguagem e da alfabetização
Os movimentos desenvolvidos pela coordenação motora ajudam no processo de alfabetização. Atividades relacionadas à arte (provenientes do desenho, da pintura e do recorte, por exemplo) facilitam o processo de leitura, escrita e interpretação de texto.
Ainda, a música, além de desenvolver a área da audição e da fala, enriquece o vocabulário. Assim, o uso da música e da arte na Educação Infantil contribui para o aprimoramento de diversos aspectos sensoriais e motores.
4. Trabalham a capacidade de expressão dos sentimentos e emoções
Desenvolver a inteligência emocional e a capacidade de expressar os sentimentos e emoções é fundamental para as crianças se relacionarem com o mundo à sua volta e vai ajudar em todos os aspectos da vida acadêmica, pessoal e profissional.
Por isso, as atividades de arte e música contribuem para melhorar a vida social e a desenvolver a autonomia. Essas habilidades são importantes para que a criança aprenda a comunicar o que sente e a respeitar as opiniões do outro.
O teatro e a dança, por exemplo, são opções poderosas para desenvolver a concentração, a comunicação, a desenvoltura e o autocontrole. Além disso, favorecem o aprimoramento dos relacionamentos interpessoais, para que as crianças criem laços de amizade e confiança com os colegas, familiares e professores.
5. Incentivam a socialização
As atividades artísticas, como o teatro e a música, desenvolvem o espírito de equipe e o senso coletivo. Essas capacidades são fundamentais para o melhoramento da socialização infantil, visto que as crianças aprendem a se relacionar.
Dessa forma, as crianças compreendem melhor quais são as regras da convivência em sociedade, diminuem a timidez e aprendem a respeitar a opinião do outro e a se expressar de forma empática e humanizada.
Além disso, a socialização é essencial para que a criança conheça os seus limites e tenha paciência, calma e tranquilidade. Assim, as interações sociais ajudam a fortalecer os valores éticos e a construir aprendizagens para toda a vida.
6. Estimulam o pensamento crítico
A arte é uma ótima maneira de exercitar o pensamento crítico das crianças. Esse esforço, desde cedo, contribui para a criança aprender a:
- observar;
- refletir;
- questionar;
- compartilhar as suas ideias e percepções;
- discutir;
- argumentar;
- chegar a uma conclusão;
- respeitar a opinião do outro.
Em algumas instituições de ensino, as atividades musicais e artísticas são ofertadas na educação básica, dentro do planejamento pedagógico.
No entanto, elas também podem ser estimuladas e reforçadas por meio de projetos extracurriculares que incentivam o contato dos pequenos com a arte e a música na Educação Infantil.
Para saber mais sobre esse tipo de iniciativa, confira este outro artigo: “Atividades extracurriculares: conheça os benefícios”.