As práticas culturais e artísticas – como o teatro na escola – proporcionam inúmeros benefícios para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cognitivas e físicas dos alunos.
Por isso, essa prática tão antiga (estima-se que o teatro tenha surgido na Grécia Antiga, no século VI a.C.) continua sendo muito importante para o contexto atual. Afinal, ela permite que possamos nos expressar, contar histórias e crescer por meio da arte.
Dessa forma, entendemos que o teatro possibilita aprendizados que vão muito além do currículo pedagógico e, certamente, essa atividade extracurricular promove ensinamentos que serão levados por toda a vida.
Vamos entender melhor sobre o assunto e conferir quais são os principais benefícios do teatro na escola? Continue conosco!
Combate a timidez
Não há nada de errado em ser um pouco tímido. No entanto, quando essa característica começa a impactar na sociabilidade do estudante, torna-se um problema que, se não resolvido, impactará negativamente no futuro.
Nesse sentido, o teatro na escola é importante porque promove a socialização, favorecendo a integração entre os alunos. Dessa forma, eles aprendem a lidar com a timidez e desenvolvem habilidades de comunicação e expressão. Isso também aumenta a confiança e, consequentemente, favorece a desinibição.
Desenvolve a consciência corporal
As aulas de teatro permitem que os alunos desenvolvam a consciência corporal. Ou seja, os ajudam a conhecer o próprio corpo, compreendendo quais são os seus limites físicos e mentais e, da mesma maneira, superando-os.
Portanto, também aprendem a aperfeiçoar as condições físicas e mentais, pois passam a reconhecer e a identificar os processos ligados aos movimentos corporais — internos e/ou externos.
Além disso, ao desenvolver essas habilidades, os alunos começam a se expressar de forma mais confiante e assertiva.
Incentiva o trabalho em equipe
Outro benefício do teatro na escola é o aprimoramento do trabalho em equipe. Afinal, o estudante estará o tempo inteiro acompanhado de seus colegas, o que melhorará sua comunicação verbal e não-verbal.
Sendo assim, os alunos aprendem a se expressar melhor, debater, respeitar, ter mais comprometimento, empatia e a se ajudar, para conquistar o sucesso do espetáculo, uma vez que eles precisam estar unidos e em perfeita sintonia para que a apresentação aconteça e atinja os seus objetivos.
Estimula o interesse pela leitura
O teatro na escola estimula a criatividade e desperta o interesse do aluno de se colocar no lugar do outro, interpretando um papel que, muitas vezes, apresenta uma personalidade diferente da sua.
Essa vivência é importante porque estimula a imaginação e faz com que se queira descobrir novas narrativas. Além disso, como normalmente as peças são baseadas em livros, o aluno passa a ter mais interesse pela leitura, ampliando, também, o vocabulário e o repertório cultural.
Melhora o foco e concentração
Para interpretar um papel no teatro, é preciso entender o personagem, a sua personalidade e o contexto, além de decorar suas falas.
Esses exercícios são importantes para ajudar a aperfeiçoar o foco e a concentração — habilidades essenciais para todos os momentos da vida, principalmente para melhorar o desempenho escolar.
O teatro na escola também ajuda a estimular a memória, e isso acontece de forma divertida e dinâmica, por meio de uma série de técnicas e jogos cênicos.
Aumenta o senso de responsabilidade e comprometimento
O espetáculo de teatro só acontecerá se o estudante tiver responsabilidade e comprometimento, pois as aulas demandam esse compromisso. Assim, todos precisam estar envolvidos para que a apresentação tenha êxito.
Por isso, o teatro na escola é importante para ajudar os alunos a lidarem com responsabilidades, pois precisam se dedicar para a realização da peça.
Contribui para a formação integral e humana dos alunos
Um dos maiores benefícios do teatro na escola é sua contribuição para o autoconhecimento, a formação da personalidade e a descoberta da identidade dos alunos.
Ou seja, ao representar diversos personagens, por meio de diferentes histórias, eles aprofundam o conhecimento de mundo, adquirem referências e ampliam seus horizontes.
Isso também contribui para a formação do caráter, sensibilidade e empatia do estudante, de modo que ele aprende a respeitar as limitações e diversidades dos demais. Essas habilidades são fundamentais para a convivência em sociedade e para desenvolver a inteligência emocional.
Como vimos, a prática do teatro na escola traz benefícios essenciais para o desenvolvimento das crianças e jovens. Por isso, escolher um colégio adequado e que proporcione essa vivência é fundamental.
Assim, instituições que possuam um departamento artístico e ofereçam aulas de teatro e outras atividades são a melhor opção para garantir todos esses benefícios. Veja agora como escolher o colégio ideal para os filhos!